O artigo 5° da Constituição Federal, (Sem vírgula) garante as pessoas a liberdade de expressão, podendo se expressar livremente não temendo nenhuma retaliação, seja do governo ou de qualquer outra pessoa (Reestruture essa ideia). Todavia, essa lei é mal interpretada por muitos, que acabam sendo abusivos e caluniosos em suas palavras. (Reformule as discussões iniciais. Como essas ideias se relacionam com o tema? Reflita)
Na "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (Sem aspas), no artigo 1°, (Sem vírgula) diz que o ser humano é igual em direito, e que sendo dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros de maneira fraternal, entretanto, não é isso o que ocorre nas redes sociais, pois pode-se ver em muitas postagens intolerância a opiniões contrárias, com comentários abusivos e palavras de baixo calão. (Abordagem superficial do tema. Reformule)
As leis dão direito às pessoas de serem livres, porém não de violar a liberdade dos outros, pois discurso odioso não é liberdade e sim abuso, sendo necessário propagandas com o tema nas mídias (Vírgula) e também ser debatido esse assunto em escolas e instituições, com o propósito de tornar as leis conhecidas e interpretadas de maneira correta, ensinando os direitos e também deveres de todo cidadão para viver em sociedade. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões estão superficiais. Reestruture, delimite e articule mais os argumentos que são apresentados, pois isso ajudará a evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |