Na A série da Netflix, (Sem vírgula) “13 Reasons Why” retrata a história da protagonista Hanna Baker que se suicida, (Sem vírgula) e deixa fitas cacetes contando os motivos da sua morte, na sétima fita deixada, a personagem aponta que foi alvo de discursos de ódio nas plataformas digitais, os quais, (Sem vírgula) continha comentários ofensivos e invasivos que denegriam e violavam a imagem da garota (Ideia pertinente, no entanto precisa ser reestruturada para melhorar a construção de sentido). Fora das telas esse problema ainda persiste no Brasil. Nesse sentido, convém analisarmos (Evite primeira pessoa) as principais causas, consequências e possíveis soluções para esse impasse.
Inicialmente podemos (Sem primeira pessoa) entender a falta de empatia e respeito como uma das principais causas e motivadores das recorrentes agressões na Web. Assim como, (Sem vírgula) o Filósofo Hebert Spencer afirma, (Sem vírgula) que a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro. Podemos (Evite primeira pessoa) atribuir que a necessidade igualitária de cada ser humano finalmente se tornar totalmente responsável por seus atos. (Problemas na construção de sentido. Reformule)
O Ministério da Saúde, (Sem vírgula) liberou em pesquisa que o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, sendo 20% deles causados por ofensas e comentários maldosos transmitidos por quaisquer canais de comunicação. Apesar da criação de Leis que definam o cidadão totalmente responsável por seus atos e consequências, a indecência que induz a violência nas plataformas ainda é totalmente notória. Sendo assim é inaceitável que esses padrões persistam. (Delimite e articule mais os argumentos)
Fica evidente, portanto, que os discursos de ódios pregados nas redes sociais, (Sem vírgula) precisam ser combatidos. Paulo Freire afirma, (Sem vírgula) que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda (Use aspas para demarcar a fala de outrem), sendo assim, urge, (Sem vírgula) que o MEC (Ministério da Educação e Cultura) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas plubicitárias que conscientizem gerações atuais e futuras nas redes sociais, tais que incentivem a pratica da liberdade de expressão de um modo que não desrespeite os direitos humanos. Sugerindo ao usuário criar um hábito de navegar na Web com respeito e empatia. (Reestruture a proposta de intervenção)
Somente assim, será possível combater a agressividade de muitos dos que utilizam a internet no país. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |