Aborto uma escolha justa! - Banco de redações


Discutindo a legalização do aborto

Enviada em: 24/10/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Discutir a legalidade do aborto, assim como os casos específicos em que ele pode ser feito, é uma discução ampla, complexa e cultural. Direito a vida, ir contra as lês de deus, são os principais argumentos de quem defende a criminalização do aborto. Mas e o outro lado? De quem tem no método uma “solução para os problemas”.

Inconsequência e despreparo são normalmente os motivos de uma gravidez indesejada, quem vem no momento errado, talvez com a pessoa errada, de forma a prejudicar o futuro de ambos os envolvidos. Crianças, adolescentes e adultos todos erram, não é justo ter forma de corrigir isso? Afinal é errando que se aprende.

A lei que criminaliza a pratica do aborto é uma lei para “inglês ver”, a eficácia dela é praticamente nula, de forma que fortalece um mercado negro onde ocorre uma verdadeira carnificina, com métodos absurdos e rudimentares que muitas vezes danificam a integridade física e moral das mulheres, levando em diversos casos a morte, como vemos nos noticiários frequentemente.

Porque não legalizar e dar direito de escolha a quem cometeu um erro?É claro que impondo limites, assim como em alguns países desenvolvidos em quem o aborto é autorizado por lei mais com limitações. Legalizando a pratica se encerraria o mercado criminoso, tornando a pratica segura e dando opção a quem se equivocou.

Não adianta ser hipócrita achando que nada esta acontecendo. A educação sexual, a conscientização da sociedade sobre os riscos e consequências, são as armas para evitar que novos erros ocorram e quando ocorrerem, que uma segunda opção seja dada.

Comentários do corretor


DISCUSSÃO, LEIS, PRÁTICA, ESTÁ

NOMES PRÓPRIOS DEVEM SER ESCRITOS COM INICIAIS MAIÚSCULAS

REORGANIZE

ARGUMENTE MELHOR ESSA IDEIA

CONTEXTUALIZE

“PORQUE” EM INICIO DE PERGUNTAS DEVE SER SEPARADO

COMENTÁRIO:

Procure argumentar melhor as suas ideias de maneira que não fiquem confusas. Aponte os dois lados da problemática. O fato da legalização do aborto deve ser defendido não só pelo fato do “direito de escolha”. Quais as conseqüências da legalização? E da não legalização? O que diz a Constituição Brasileira? Em quais casos a lei abre brecha? Você concorda que deveria ter mudanças nas leis? O que grupos, por exemplo, os religiosos, defendem? E você? O que defende? Seja mais crítico. Dê exemplos e forneça dados que deixem seu texto mais persuasivo. Leia e diversifique seus conhecimentos sobre o tema proposto.



Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente