O mundo online e a impunidade - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 14/04/2019

Status:

Corrigida
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A internet é uma ferramenta de amplo e fácil acesso que revolucionou os meios de comunicação, afinal uma postagem em redes sociais pode alcançar milhares de pessoas em questão de segundos (Reformule essa costrução), além da possibilidade de interação entre pessoas de todos os países. Contudo, esse meio traz à tona uma problemática: os “cibercrimes”. (Reestruture e articule mais as discussões iniciais)

No mundo virtual, os usuários se sentem livres para agirem de modo no qual não fariam em um ambiente físico, se comportando de forma agressiva, incitando ódio, violência e outros crimes (Contrução superficial. Reestruture). Isso se sucede pois os usuários se escondem atrás de perfis falsos, e com isso sua imagem não é exposta e nem sofre represálias. Há também uma ideia de impunidade, visto que muitos não sabem que as leis se aplicam também nas redes. (Abordagem superficial. Articule mais as ideias apresentadas)

Vide o caso de 2015 ocorrido com a apresentadora da TV Globo, Maria Julia “Maju” Coutinho, que sofreu uma onda de comentários racistas em sua página online, e alguns dos autores chegaram a ser interrogados, mas nenhum chegou a ser preso de fato, mesmo que tais atos configurem crimes passíveis de penas. (Abordagem superficial. Articule mais as ideias apresentadas)

Portanto, é notório a necessidade de que o Legislativo e Judiciário se comprometam com, respectivamente, a criação de leis específicas ao âmbito online que sejam rígidas, com o mesmo peso de delitos cometidos no mundo presencial, e o cumprimento delas. Isso a fim de deixar claro que a internet não é a, (Sem vírgula) popularmente conhecida, (Sem vírgula)  “terra sem lei” (Vírgula) e que, (Sem vírgula) há a também liberdade nesse ambiente, mas ela acaba a partir do momento em que fere os direitos básicos do ser humano. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reestruture, delimite e explore mais as discussões que são apresentadas ao longo do texto, a fim de evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200