A Hostilidade na internet - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 13/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o educador e filósofo Paulo Freire: "A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora."O discurso de ódio é um cenário comum nas redes sociais atualmente, isso devido a grande desigualdade enfrentada pelo país hoje. As expressões de ódio sobre o racismo e a e as mulheres são os mais ocorridos. Dessa forma, esta fala de fúria não devem acontecer, já basta esses preconceitos ocorridos na realidade, algo tem que ser feito, pois a sua tendência é aumentar cada vez mais. (Reestruture as discussões)

Em primeiro lugar, antes de tudo, (Reestruture) é correto afirmar que há a presença expressiva da intolerância racial nas redes sociais. A intolerância racial ainda é persistente em existir nos dias de hoje porque o sentimento da superioridade e o nacionalista deixado pelos portugueses com a escravatura no Brasil colônia, agora eles persistem em ficar encravados na sociedade (Problemas na construção de sentido. Reformule). A conservação deste pensamento antigo ainda é presente pois se investe pouco na educação, ela é a base construtora do que se conhece hoje, a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) é responsável pela formação integral do ser. Quando o investimento é mal aplicado ou nem é aplicado e o ensino se torna péssimo, o rumo é que o racismo apareça em discussões de ódio na internet. (Observe a falta de progressão de sentido. Reformule as discussões)

Em segundo lugar, é notório que além do preconceito racial, (Sem vírgula) há a hostilidade contra as mulheres na internet. As mulheres nos últimos anos estão conquistando o seu espaço e os seus direitos cada vez mais na sociedade, por conseguinte, isso desperta um incômodo em alguns homens, fazendo com que eles criem uma fúria em si mesmos (Essa ideia tem de ser mais explorada, pois está superfiical). O pensamento primitivo até agora está existente na maioria dos homens, de que existe uma hierarquia do gênero, de que o ser masculino é superior a mulher e a todos. As leis existem, mas quando elas não são colocadas em prática, a direção é que a hostilidade nas redes cresça. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reformule)

Em suma, é de extrema importância combater a ira nas redes sociais com objetividade. Com a liderança do Ministério Público, em grupo com o Ministério dos Direitos Humanos, o da Tecnologia e Inovação e com empresas como o Facebook (Problemas na construção de sentido). Devem dialogar sobre a criação de um projeto com a influência do pensamento de Paulo Freire com o intuito de virar lei, que reavaliaria as diretrizes de proteção atuais na internet. Apresentando novos meios de proteção e denúncias objetivas para as redes sociais e que acelere as denúnciais. Isso não será feito radicalmente, mas gradativamente, orientando os usuários das novas normas, dando manuais de instruções de como ambos irão agir. Assim, o meio virtual será mais sociável para se comunicar e se expressar. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As ideias apresentadas estão superficiais. Articule e delimite mais as discussões. Além disso, elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200