Safra da insegurança - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 11/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No tempo em que as redes sociais não existiam já havia grupos que incitavam o ódio, racismo, tantos outros (Problemas na construção de sentido), como por exemplo (Vírgula) o Klu klus Klan e o Nazismo. Com o advento da internet esse discurso cresceu tanto quanto os adeptos e seguidores desses conjuntos. (Reestruture as discussões. Apresente a tese)

Entre os discursos de ódio estão comentários como neonazistas,  xenófobos, racistas e que criam tantos males que em alguns casos as vítimas chegam até a se suicidar. Portanto é real os malefícios do discurso do ódio nas redes sociais, tanto quanto o de ceitas do passado que pegavam em armas e matavam pessoas. A diferença é que agora isso é indireto. Na internet isso acontece quando alguém posta uma foto, vídeo ou comentário que não é correspondido com sua expectativa. O problema do meio das plataformas é identificar os criminosos e punilos puni-los, pois é necessário de Polícia especializada em crimes cibernéticos (Vírgula) e isso não é tão desenvolvido como poderia. (Abordagem superficial do tema. Reformule as discussões)

Em Pernambuco a Policia Civil é encarregada de investigar e punir os casos por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos (Vírgula) no bairro da Boa Vista. São contabilizados pelos dados da PC de Recife mais de 800 casos por ano. As pessoas buscam seus direitos, mas muitas delas ficam abaladas e mudam seu estilo de vida por causa dos discursos de ódio. Isso em tantos outros países (Vírgula) como Estados Unidos, Canadá (Vírgula) que são os maiores índices , além de levar ao suicídio, gera também péssima qualidade de vida, distúrbios e nos piores casos morte de inúmeras pessoas em escolas. Um exemplo recente foi a tragédia de Susano em São Paulo, amigos dos jovens que postavam na rede social a sua pretensão tenebrosa  apoiavam (Vírgula) e essa atitude que viralizou pelas ondas de comunicaçao tecnicocientificas. (Observe que não há progressão de sentido. Reestruture as discussões)


  É preciso entender que a liberdade de expressão tem limites e o nosso (Evite primeira pessoa) direito acaba quando começa o direito dos outros. O direito, a honra e a dignidade estão assegurados na Constituição (Vírgula) e portanto é necessário punições severas para os infratores e ampliação do aparato de especialização e investigação social. Além dessas medidas é assaz importante a conscientização, a moderação e o respeito nas próprias plataformas como Facebook, Twitter, Instagram das quais a pessoas possam plantar o amor e colher a segurança. E ademais Ademais inteligência emocional dos navegadores (Vírgula) pois a opinião negativa não precisa ser aceita. (Reestruture a proposta de intervenção)

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões estão superficiais, por isso precisam ser delimitadas e mais articuladas para garantir a progressão de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200