O ódio não pode ser virtual - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 11/04/2019

Status:

Corrigida
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Nunca antes as pessoas se posicionaram e polarizaram tanto, quanto na era digital. Onde sua opinião está ao alcance de um clique e o anonimato mantém uma zona de conforto. Porém o problema começa quando a opinião fere o direito do outro, por meio do discurso de ódio, tão comum hoje nas redes sociais. (Observe que não há progressão de sentido. Reformule as discussões iniciais. Apresente a tese)

A Constituição Federal, nos artigos 5, IV e IX, garante a liberdade de pensamento e expressão. Embora esses direitos sejam " simbióticos ", não é absoluto, eles cessam quando ocorre intransigência ao direito do outrem, com o propósito de discriminar o sexo, a religião, a etnia. Além de que o país prega uma valorização da miscigenação, quando na verdade o racismo é o preconceito mais frequente no país. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reestruture e articule mais as ideias apresentadas)

Conforme afirma Albert Einstein (Dois pontos) " É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Paralelamente, a internet, (Sem vírgula) proporciona um ciclo vicioso, visto que o que lhe é ofertado para visualização, (Sem vírgula) é pré-estabelecido por filtros, (Sem vírgula) onde no qual aquele que viu algo sobre racismo, (Sem vírgula) irá receber cada vez mais sobre isso, polarizando ideias e as pessoas. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões)

Portanto, cabe ao Ministério da Justiça a elaboração de um código penal específico para crimes virtuais e que haja uma fiscalização junto as empresas ( Facebook, Instagram, Twitter) para que sejam repassados os dados de usuários que inflijam a lei, para serem devidamente punidos.Além disso, as vítimas devem denunciar ao Disque 100 dos Direitos Humanos, para que a opinião não se torne um instrumento de inferiorização do outro. (Proposta superficial. Reestruture)

Comentários do corretor


Delimite e articule mais as discussões ao longo do texto, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200