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O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 10/04/2019

Status:

Corrigida
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No cenário atual brasileiro, (Sem vírgula) é possível ter a percepção do grande número de manifestações do cada vez mais conhecido discurso de ódio, algo que não deveria existir no século XXI (Reformule essa ideia). Porém, é revelado pelas pessoas que o adotam principalmente na internet e nas redes sociais, como por exemplo, Facebook e Twitter. Esse tipo de manifestação é algo que precisa ser combatido com certa urgência, principalmente porque não cabe a ninguém julgar e humilhar um outro indivíduo por quem ele é ou escolheu ser. (Reformule as discussões desse parágrafo)

O ódio surge a partir da intolerância e do preconceito, algo retrógrado que infelizmente algumas pessoas trazem consigo até hoje, mesmo que não percebam. Em todos os casos de discurso de ódio as vítimas são atacadas por pessoas que acreditam-se, de certa forma, superiores e no direito de criticar características físicas e sentimentais de outros indivíduos, como por exemplo, etnia, cor, orientação sexual, religião entre outras coisas. Esse modo tóxico de pensar pode ser transmitido de diversas maneiras. Na internet, (Sem vírgula) isso inclui vídeos e publicações de pessoas com certa influência nas redes sociais e que, por meio destas, revelam seus pensamentos negativos os quais corrompem e influenciam seus admiradores. (Abordagem superficial do tema. Reformule e delimite as discussões. Desenvolva a ideia de "discurso de ódio" no texto)

Por mais que existam diversas medidas de segurança para evitar que o discurso de ódio se manifeste pelas redes, como por exemplo, a retirada de monetização de determinados canais no YouTube, isso continua a acontecer (Vírgula) já que, na realidade, não se pode culpar totalmente a segurança que faz o seu trabalho por trás dos computadores, mas sim os internautas, pois mesmo que existam tantos profissionais na área, eles acabam por não conseguir dar conta da tamanha demanda de casos (Reformule essa discussão). Em um comentário feito numa página do Facebook, por exemplo, aquele que o fez pode sofrer com desaforos e respostas preconceituosas. Além da denúncia da vítima, a função da segurança teoricamente seria bloquear esse tipo de resposta e deletar o perfil do agressor da rede, além de alertar as autoridades. Entretanto, não é sempre que isso acontece. (Desenvolvimento superficial. Delimite e explore mais as discussões)

Logo, o governo deveria reforçar a vigilância virtual a fim afim de, gradativamente, extinguir o discurso de ódio na internet da sociedade. Além disso, a população deve se conscientizar e mudar a sua maneira de pensar em relação ao que é diferente para cada um, e nesse caso a mídia pode exercer um trabalho importante, já que tem o poder de influenciar as pessoas de forma positiva, abrir mentes e revelar a realidade. Para mudar algo na internet, deve-se mudar primeiro a cabeça de quem está por trás dela. (Proposta superficial. Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Elabore um projeto de texto com as discussões que serão retomadas ao longo do desenvolvimento, pois isso ajudará a garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200