O ódio divulgado e enraizado - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 08/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ameaças, insultos e perseguições. Este é o cenário do mundo virtual atual que está, ao longo dos anos, presenciando uma grave proliferação de discursos de ódio, originados, principalmente, pela radicalização ideológica e que apesar de ser considerado crime, ainda existe na sociedade contemporânea. (Explore mais as discussões iniciais)

O site Info Escola define como discurso de ódio uma “’mensagem que busca promover o ódio e incitação a discriminação, hostilidade e violência contra uma pessoa ou grupo.” . O motivo desse tipo de discurso evidencia o racismo, a xenofobia e o sexismo enraizado na sociedade, uma vez que, (Sem vírgula) as vítimas são insultadas e perseguidas em virtude de sua raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero ou outras características. (Abordagem superficial do tema. Reformule as discussões)

As redes sociais, por serem um espaço que conecta usuários do mundo todo, são os principais meios em que o ódio é divulgado. A homofobia, por exemplo, ainda está presente nesses meios de comunicação. Tal ato, (Sem vírgula) pode ser identificado em fotos ou conteúdos compartilhados por membros ou apoiadores da comunidade LGBT, que recebem inúmeros comentários utilizados para insultar, ameaçar e desejar morte a membros deste grupo. Essa radicalização ideológica que causa ataques por ódio, (Sem vírgula) são muitas vezes frutos de inúmeras notícias sensacionalistas e conteúdos falsos e apelativos que são facilmente divulgados nas redes socias (Vírgula) e que servem para reafirmar preconceitos e expandir suas áreas de influência. (Reformule as ideias apresentadas. Delimite as discussões)

Assim, está claro que as redes sociais estão repletas de discursos de ódio que ameaçam, insultam e perseguem grupos no mundo virtual atual. Diante desta situação, é necessário que o Estado e as grandes empresas de tecnologia tornem a lei e a fiscalização contra este crime mais rígida, também implantando multas em casos persistentes. É ainda de suma importância, (Sem vírgula) o desenraizamento do preconceito na sociedade, uma vez que, (Sem vírgula) este é o motivo desse tipo de discurso. Inicialmente, este problema pode ser tratado por aulas socioeducativas nas escolas e em centros religiosos assim como programas em rádio e televisão que discutam o preconceito. Também é necessário que as empresas jornalísticas não divulguem textos sensacionalistas e trabalhem para desmentir conteúdos falsos e apelativos que facilitam a divulgação do ódio, assim visando formar uma sociedade mais consciente e com menos preconceito, diminuindo a proliferação desse tipo de discurso. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Delimite as discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento. Elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200