Vamos discursar do caminho ódio - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 08/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A internet nascida em 1969 (Reformule essa ideia) foi criada com o objetivo de facilitar a comunicação e o tráfego de informações pelo mundo de forma rápida e eficiente. No entanto (Vírgula) com as redes sociais crescendo cada vez mais, esse beneficio vem surtindo sérios problemas. Como exemplo, muitos brasileiros vem utilizando da internet e das redes sociais, (Sem vírgula) como um palco para expor seus pensamentos e discursos que acabam não sendo bem vistos por todos. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)

Artigo 37.º - (Liberdade de expressão e informação):" Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações" (Reformule essa construção). Com essa lei em vigor, muitos dos brasileiros têm se aproveitado para proclamar discursos de ódio pelas redes sociais. Em geral a há três grupos: os que concordam com o que foi discursado  (Vírgula) a quem discorde e a quem está sendo referido no discurso (Reformule essa ideia). Um exemplo disso foi a eleição do ano de 2019, que gerou muitas polêmicas e brigas. (Problemas na progressão de sentido. Reestruture as discussões)

De um lado esquerdistas que foram referidos aos eleitores do Partido trabalhista  dos Trabalhadores (PT), e do outro Bolsominios (Evite esse tipo de construção) que eram referidos aos eleitores do Partido Social Liberal (PSL),e há quem ficou nulo entre os dois partidos ou acabou optando por outras escolhas (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). Muitos dos eleitores do PSL, (Sem vírgula) faziam críticas e discursos sobre o Governo do PT em redes sociais para atacar os seus eleitores que por suas vez respondiam a altura, gerando mais brigas e discursos. Frases como "Bandido bom e bandido morto","Cambada de Lulista"," É por causa disso que o Brasil está assim ", foram ditas inúmeras vezes, que acabando ferindo os Direitos humanos de outras pessoas. (Não compreende a estrutura do texto)

Esse problema começa a ficar fora de controle quando os discursos vão para as ruas (Vírgula) e por conseguinte geram brigas e violência entre os próprio eleitores do exemplo referido. Em outros casos como raça e religião também são afetados quando se trata de discurso de ódio, quando por exemplo surgem frases que nem; "Baiano e preguiçoso", "Nordestino vota no PT por causa de bolsa família ", " no céu não entra viado ".Esses exemplos de frases geram grandes revoltas aos grupos referidos (Vírgula) no caso os baianos, nordestinos e o grupo LGBT (Lésbicas Gays Bissexuais e Transsexuais), pois estará atingindo uma comunidade inteira afetando os direitos de livre escolha do voto no caso dos nordestinos, e no direito da escolha a orientação sexual do grupo LGBT. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture as ideias apresentadas)

Se expressar é lei por direito (Reformule essa ideia) más  mas quando esses discursos malevolentes atacam os Diretos de outras pessoas como religião (Vírgula) etnia , orientação sexual, política, condição física, é crime pois estará ferindo os direitos humanos da mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade). O combate contra esse tipo de crime não e tão simples (Vírgula) portanto precisa-se olhar mais profundamente a esses casos. Nos meios da comunicação, a começar com aumento de profissionais na verificação dos comentários e identificação do usuário que transmite os discursos de ódio. Aos poderes público, estabelecer campanhas contra discurso de ódio para conscientização da população. O governo poderia estabelecer leis na legislação do Brasil , em que o usuário que transmite discurso de ódio contra raças religiões orientação sexual (Observe o problema que existe para construir sentido. Reestruture), e fosse identificado, pagaria uma indenização moral para os que foram ofendido ou se sentiram ofendidos. Assim, observando a ação conjunta do Poder público com os meios de comunicação e aliado ao governo (Reestruture), (Sem primeira pessoa) iremos ver um pais com mais respeito ao próximo independente de religião,raça,etnia e opção sexual. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Além disso, reestruture e delimite as discussões para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200