- Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 01/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na Alemanha nazista pregava-se o extermínio dos grupos considerados indesejáveis, com a derrocada desse sistema e a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU (Vírgula) em 1948 (Vírgula) que trouxe a baila uma gama de direitos, esperava-se que estes tipos de ideias baseadas em discursos de ódio não voltassem à tona. Entretanto, as questões de ódio voltaram a crescer e agora tem como espaço de disseminação o ambiente digital. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

A internet surgiu com um objetivo de ser um ambiente democrático, onde todos pudessem ter acesso às informações de forma rápida e por várias fontes para que todos se relacionassem de forma harmônica. Contudo, este espaço passou a ser utilizado por alguns indivíduos para a disseminação de manifestações cólera (Reestruture o sentido) e isso tem causado vários problemas (Explore mais essa ideia no texto). Nota-se o crescimento e incitação a discriminação, (Sem vírgula) em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, condição física ou outra característica. Percebe-se que a sensação de impunidade e o anonimato tem estimulado este tipo de conduta.

Faz-se mister, ainda (Vírgula) salientar que muitas indivíduos realizam este tipo de conduta por acharem que ela é a correta e isso também funciona como impulsionador do problema. De acordo com Hannah Arendt, filósofa alemã, onde a qual traz trás a voga o termo “banalidade do mal”, onde em que defende que a sociedade vem tornando o mal comum e o fazendo um hábito em diversos lugares. Diante de tal contexto, é notório que para alguns indivíduos o comportamento de disseminar ódio possa parecer normal. Porém, esta questão reflete sobre maneira nas vidas das pessoas que passam por esse tipo de constrangimento. (Reestruture as discussões. Delimite)

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias, (Sem vírgula) para resolver esse problema. Tendo em vista o grau da problemática, um olhar criterioso faz-se necessário (Reveja a necessidade desse período). É preciso que os governos encontrem maneiras democráticas de controlar os discursos que ferem os direitos humanos, como a criação de uma agência de controle de dados, onde em que todos os algoritmos passarão por um crivo. Em adição, as grandes empresas da rede devem investir em educação para a não disseminação desse tipo de discurso, práticas como a do Google que criou o projeto “Somos Más” (Vírgula) que atende 250 escolas espanholas e visa prevenir e sensibilizar os usuários da internet contra o discurso de ódio (Vírgula) e é um bom exemplo de como devemos (Evite primeira pessoa) agir para debelarmos (Evite primeira pessoa) este mal que vem se espalhando pela rede. (Proposta superficial. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200