Aborto: em que situações? - Banco de redações


Discutindo a legalização do aborto

Enviada em: 23/10/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A sociedade muda constantemente. As conseqüências disso são novos comportamentos e atitudes que englobam questões indiscutivelmente polêmicas. Uma delas é o aborto que, na minha opinião, deve ser legalizado de acordo com as condições em que se encontram a gestante, o bebê e também, a maneira que a gravidez ocorreu.

Primeiramente, se em uma gravidez a mãe correr risco de vida, ela deve decidir se quer ou não ter a criança, já que a decisão abrange a manutenção da própria vida e a do filho, independente dos meses em que o feto encontra-se. Isso porque somente ela, juntamente com um bom médico, pode avaliar a chance de cada um dos dois sobreviverem e assim, fazer o melhor.

Em segundo lugar, no caso de um estupro, se a grávida definitivamente não quiser a criança, o aborto deve ser realizado. Ele será, nesse caso, uma forma de melhorar a saúde psíquica e emocional da mãe, porque acredito que não seja nem um pouco agradável olhar para o filho e lembrar de um momento ruim, triste e violento.

Por outro lado, se a gestante é adolescente ou não, engravidou e não quer a criança, penso que ela deveria ter agido com mais cautela antes da gravidez ocorrer. Nessa situação, acredito que o aborto seja considerado crime e que as gestantes devam responsabilizar pelos seus atos, ou seja, devam criar, educar e amar seus filhos.

Em síntese, o aborto deve ser realizado em casos específicos e não pode ser visto como uma alternativa de livrar-se de um ser indesejável. As soluções para diminuir o aborto criminoso são maiores informações de modos de prevenir uma gravidez e fazer com que cada pessoa reflita se ter um filho neste momento é o que ela realmente quer ou não.

Comentários do corretor


REESTRUTURE

EM QUAL SENTIDO?

 

 

COMENTÁRIO:

 

Antes de iniciar a sua produção leia atentamente a coletânea sugerida em nossa proposta. O desenvolvimento do seu texto retrata situações em que você acha que deveria ser legalizado o aborto. Mas nessas situações, o acordo não é considerado crime como consta na Constituição Brasileira. Revise as leias. Procure informações novas. Em quais outros casos você concorda com o aborto? Ou você acha que deve ser um crime? Saia do senso comum. Você é capaz de escrever um texto mais crítico e persuasivo.



Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente