A Revolução Verde foi responsável pelas transformações tecnológicas no campo visando alcançar uma maior produtividade. Nesse contexto de evolução, agrotóxicos foram introduzidos para equilibrar os danos causados pelas pragas e aumentar o rendimento. Entretanto, os produtos estão sendo usados de forma excessiva (Vírgula) causando problemas de níveis preocupantes. Nesse sentido (Vírgula) convém analisarmos (Evite primeira pessoa) as principais causas, consequências e possível solução para esse impasse.
Primeiramente (Vírgula) cabe pontuar que a falta de capacitação dos agricultores é um dos fatores que agravam a problemática. Isso porque na fome por dinheiro (Reformule essa construção) grandes produtores ou até mesmo de pequeno porte usam de maneira errônea os agroquímicos para o lucro ser maior. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, tal pesquisa só comprova que são necessárias mudanças urgentes. (Desenvolvimento superficial. Reestruture as discussões)
Em segunda análise (Vírgula) vale destacar que a fauna, flora e saúde humana são as mais afetadas pelos pesticidas. Comprova-se isso pelo desaparecimento das abelhas, de acordo com Marina Lacôrte especialista do Greenpeace em agricultura e alimentação, a população do inseto na Europa declinou em 37%. Além disso, a ingestão de alimentos com alta concentração de agrotóxicos causam no homem lesões nos rins, cânceres, problemas no sistema nervoso e em casos mais graves chegando ao óbito do paciente. (Explore mais as discussões)
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É imprescindível que os agricultores aprendam a maneira correta de aplicar os agroquímicos e sejam conscientizados dos males trazidos pelos produtos, a fim de que o uso do mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) seja reduzido (Reveja essa ideia). Isso pode ser realizado através de cursos profissionalizantes criados pelo Ministério da Agricultura em parceria com a ANVISA (Agência Nacinal de Vigilância Sanitária), sendo garantido de forma gratuita para os produtores rurais e aplicado por um profissional experiente na área, com o intuito de que a educação seja uma forma de combater a problemática. Além disso, é importante que a população investigue o que está consumindo (Vírgula) optando por alimentos orgânicos e agroecológicos, com esse hábito é garantido uma vida saudável e livre de defensivos agrícolas na alimentação. Dessa forma, o Brasil poderia superar o uso exacerbado de agrotóxicos. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento são pertinentes, mas, algumas, precisam ser reestruturadas e mais exploradas no texto para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |