Intoxicação agrotóxica - Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 25/09/2018

Status:

Corrigida
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Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948, a Declaração dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. Conquanto, o principal problema dos agrotóxicos é a intoxicação , tanto do homem quanto dos animais e do meio ambiente impossibilitada que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática (Problemas na construção de sentido). Nesse sentido, convém analisarmos(Evite primeira pessoa) as principais consequências de tal postura negligente do uso de agrotóxicos para nossa (Evite primeira pessoa) sociedade, assim é necessário que subterfúgios controlados (Problemas na construção de sentido) a fim de resolver essa inercial problemática (Problemas na construção de sentido), (Ponto final) Diante desse contexto, não há dúvidas de que o uso de agrotóxicos no Brasil é um desafio para o país; mas também em casos de intoxicação de trabalhadores durante o processo de produção até a intoxicação de cidades próximas e a intoxicação nos alimentos. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente (Evite palavras clichês), ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no uso de agrotóxicos no Brasil. Uns dos problemas mais comuns é a contaminação do solo, lençóis freáticos, contaminação de rios e lagos e a saúde humana. De acordo com o Greenpeace, o Congresso Nacional já tem em mãos um projeto para uma agricultura melhor para quem planta e para quem come: a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA). (Como as ideias apresentadas nesse parágrafo se relacionam? Reflita e reestruture)

Faz -se mister, ainda, salientar as negligências de nossas (Evite primeira pessoa) atitudes como impulsionador do uso de agrotóxicos. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante de tal contexto é possível obter benefícios sem o uso de agrotóxicos ?. (Sem ponto final; observe a falta de progressão de sentido)

Infere -se, portanto, (Redundância) que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que uma possível alternativa para a substituição de agrotóxicos são os biopesticidas, ou seja, substâncias naturais ou derivados de plantas geneticamente modificadas que façam controle de pestes, dessa forma, (Sem vírgula) o Brasil podeira poderá (Obseve a conjugação verbal) superar o uso de agrotóxicos nas lavouras. (Reetruture e explore mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As ideias precisam ser mais articuladas, pois estão limitadas. Além disso, reveja elementos coesivos capazes de melhorar a progressão de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200