- Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 20/09/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Revolução Verde (Vírgula) iniciada nos anos de 1960 (Vírgula) representou um avanço nas técnicas agrícolas. Ela caracterizou-se pelo direcionamento da tecnologia paras as práticas agrárias e teve como uma de suas consequências a intensificação do uso de agrotóxicos (Virgula) visando elevar a produção agrícola. Tal aumento de fato foi alcançado, segundo dados da FAO (Food and Agriculture Organization), atualmente, a produção de alimentos supera o que seria necessário para suprir a população mundial. Neste cenário, o Brasil ocupa uma posição de destaque entre os maiores exportadores de grãos e cereais. No entanto, tal avanço não seu deu sem cobrar um alto preço ambiental. (Excelente parágrafo de introdução)

No Brasil, nos últimos anos, tramita no congresso o projeto de Lei nº 6299 de 2002 que propõe a redução da burocracia para a utilização dos agrotóxicos. Essa lei representa um retrocesso nas conquistas das garantias do direito à qualidade de vida e ao ambiente saudável, pois um menor controle desses químicos pode resultar em graves impactos ao meio ambiente e à saúde (Explore essa discussão no texto).

Os agrotóxicos são produtos perigosos cuja composição divide-se em grandes quantidades de fósforo, enxofre, derivados orgânicos e, em alguns casos, metais pesados. Esses componentes quando utilizados em larga escala podem contaminar águas, solos e o ar (Vírgula) colaborando com a eutrofização dos ecossistemas aquáticos, com o processo de bioacumulação e bioamagnificação e com a extinção de insetos polinizadores (Desenvolva melhor essa discussão no texto).

Não obstante, os impactos da contaminação ambiental pelos agrotóxicos sobre a saúde humana são os mais variados. Dentre eles, destacam-se o risco de contaminação por metais pesados e compostos orgânicos através da ingestão de alimentos e da água contaminada, o que pode vir a comprometer a funções vitais do corpo humano. Além do risco de intoxicação por dioxina que pode ser obtida a partir da reação de cadeias carbônicas com substâncias cloradas. (Discussão superficial)

Assim, no Brasil, a burocracia envolvida no uso dos agrotóxicos não deve ser reduzida (Vírgula) e sim intensificada. Deve haver maior fiscalização por parte do Estado e dos órgãos ambientais e sanitários sobre os setores químicos e agrícolas, além de punições mais severas para infratores. (Proposta de intervenção superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas a longo do texto são pertinentes, porém o desenvolvimento está superficial. Articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200