Os prós e contras do uso de agrotóxicos - Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 20/09/2018

Status:

Corrigida
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O uso de agrotóxicos no Brasil é um tema que está tendo bastante repercussão (Por quê? Desenvolva essa discussão no texto). Agrotóxicos ou pesticidas são produtos usados para o combate à pragas em plantações, sem eles existem grandes problemas com pragas, porém, (Sem vírgula) eles podem causar muitos problemas ao meio ambiente e à saúde humana. (Use sinônimos para resgatar o sentido no texto. Além disso, reestruture as discussões e apresente a tese)

Todas as plantações podem ter pragas (Virgula) e sem proteção a perda de produtos é muito grande, o jeito utilizado para lidar com esse problema é o uso de pesticidas que previnem um ataque de uma determinada praga à plantação. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)

Porém os pesticidas podem contaminar o solo, as águas e o ecossistema da região, causando até a extinção de várias espécies (Seja mais específico ao apresentar essas discussões no texto) e a inutilização de solos e fontes de água como rios e lagos. (Desenvolvimento superficial)

Com a contaminação das águas, solos e até às vezes (Problemas na construção de sentido) os produtos muitas pessoas se contaminam, podendo ocorrer a contração (Reformule) de várias doenças como o câncer. (Não compreende a estrutura do texto)

Resumindo (Evite esse tipo de construção), sem eles as colheitas rendem menos e os preços sobem (Vírgula) e com eles há a chance dos consumidores e o meio ambiente saírem prejudicados. (Não compreende a estrutura do texto. Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Além disso, reveja elementos coesivos para melhoras a construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     270


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200