Os agrotóxicos começaram se intensificado no final da Segunda Guerra Mundial (Melhore essa construção), conhecido como a Revolução Verde, é usado para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações e tem ganhado bastante visibilidade na sociedade, (Ponto final) Os urbanistas defendem a necessidade de usar para a maior produtividade da agricultura, já os especialistas e ambientalistas são contra o uso (Vírgua) pois trazem riscos à saúde e ao meio ambiente. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)
O Brasil é o maior consumidor, segundo o site g1 (globo.com) (Vírgula) e com o maior risco, tanto para os trabalhadores da agricultura, e quanto para os consumidores (Vírgula) podendo causar doenças gravíssimas, (Sem vírgula) como problemas neurológicos, mentais, câncer de diversos tipos entre outros (Melhore o desenvolvimento dessas ideias). No meio ambiente também tem seus prejuízos podem diminuir a biodiversidade do solo (Reestruture essa ideia), ocasionar acidez, desencadear a morte de vários tipos de plantas. (Discussões superficiais. Reestruture)
Sendo assim, diante de todos problemas causados pelo agrotóxico (Essa discussão tem de ser mais explorada no texto) é fundamental que haja novas maneiras e fiscalização para que diminua os riscos para os seres vivos, e que de alguma forma seja palestras, campanhas na televisão, conscientizando a população na sobre a importância de lavar os alimentos (Vírgula) assim diminuindo a concentração inserido do agrotóxico. (Reveja a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja as propostas de discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto. Além disso, apresente fatos que possam evidenciar o problema e o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |