Oposto - Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 18/09/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As auxinas, que são hormônios que regulam o crescimento da planta, quando aplicadas diretamente nos ovários dos vegetais produzem frutos partenocárpicos, ou seja (Vírgula) sem semente. Assim como as auxinas, os agrotóxicos podem ser benéficos. Porém, apesar de trazer benefícios, o seu uso em excesso pode causar prejuízos (Apresente alguns dos prejuízos, pois essa discussão será retomada ao longo do desenvolvimento).

É fato que o termo agrotóxico é muito amplo, mas de acordo com a legislação,(Sem vírgula) inclui processos e substâncias que controlam pragas. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que o uso de agroquímicos previne a perda de 10 a 40% da produção agrícola mundial, sendo assim, útil. Além de eliminar pragas, também afastam as doenças, plantas invasoras, como ervas daninhas, que podem comprometer toda plantação. (Discussão pertinente, porém as ideias são pouco exploradas)

Apesar disso, os agrotóxicos tem seu lado maléfico. Além de contaminar o solo e a água, seu uso excessivo pode causar várias doenças ao ser humano. As mais comuns são infertilidade, mal de Alzheimer, TDAH, alergias e a mais comentada: o câncer. Conhecida como a doença mais perigosa e fatal está relacionada, principalmente, pelo uso contínuo e em excesso de alimentos com agrotóxicos. (Desenvolva mais as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Logo, a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), que é responsável pela produção de alimentos orgânicos sem uso de agrotóxicos, desenvolvam aulas (Problemas na construção de sentido), (Sem vírgula) através de projetos, (Sem vírgula) para que mais pessoas entendam e pratiquem a agricultura orgânica. Além disso, o IBAMA, que é um instituto vinculado ao Ministérios do Meio Ambiente do Brasil, e o Ministério da Saúde, devem visitar locais de grandes produções, (Sem vírgula) por via de vigilâncias bimestrais, a fim de controlar o uso de agrotóxicos. (Proposta superficial. Reestruture)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões que são apreentadas no texto para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200