O Uso de Agrotóxicos no Brasil. - Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 16/09/2018

Status:

Corrigida
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O uso de agrotóxicos na agropecuária é uma prática muito comum no Brasil. Utilizado para eliminar pragas, ervas daninhas e qualquer outro ser que possa prejudicar o desenvolvimento da plantação. Sabe-se o quanto os pesticidas são importantes para o crescimento da agricultura (Vírgula) mas também o quão nocivos podem ser para os consumidores e o meio ambiente. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

O Brasil (Vírgula) conhecido por sua grande agropecuária e a demanda dela, tem a responsabilidade e pressão de atender a todos que necessitam de seus produtos. Com a substituição de mão'-de-obra mão de obra do homem pela máquina, se torna mais rápido e prático para o desenvolvimento da área usar agrotóxicos (Como assim? Reflita e reestruture essa ideia). Sendo assim um item indispensável na agricultura. (Reveja e reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Os agronegócios (Vírgula) em larga escala, utilizam os produtos tóxicos para que as plantações cresçam férteis, sem danos e prontas para o consumo, mas com o resultado prejudicial a saúde dos seres. Os agrotóxicos (Vírgula) por serem usados muitas vezes em um mesmo solo, causam contaminação na região, (Sem vírgula) por causa do excesso de produtos que permanecem na terra após serem utilizados na plantação (diretamente). Com o passar do tempo, se torna infértil e contamina as futuras plantas que dali  (Cuidado com as marcas de oralidade) tiram seus nutrientes. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Todos os alimentos, cultivados com agrotóxicos, que estão na mesa não só dos brasileiros, mas de todos os consumidores para os quais exportamos (Evite ideia de primeira pessoa no texto), contém substâncias que fazem mal à saúde (Vírgula) e que ao longo prazo degradam o meio ambiente (Explore mais essa dscussão no texto). Por serem práticos e de fácil alcance em mercados, (Sem vírgula) é consequente que vendam mais e que os consumidores tenham essa vida tendenciosa no comodismo. (Evite esse tipo de construção. Desenvolvimento superficial)

Pensando em sair desse comodismo, contribui para uma vida e um ambiente mais saudável (Reformule essa ideia). Ações como criar animais, (Sem vírgula) que possam ser domados e cuidados sem interferência bruta no meio ambiente, que são caçadores das pragas que atacam as plantações, ajudando não só a lavoura como os agricultores, podendo eles, (Sem vírgula) conseguir mais uma fonte de renda com a pecuária..  (Ponto final) Haver uma incentivação por parte do governo para com agricultores (Vírgula) de pequenas/médias lavouras que circulam o mercado interno de uma região, cultivar produtos orgânicos. Como programas com ajuda de renda para obterem seu próprio mercado fixo, diminuindo custo de transporte, e assim o produto saindo mais barato e poupando tempo e havendo mais lucro para o fornecedor. Acontecer palestras sobre o quanto é importante vetar os agrotóxicos e consumir os produtos sem o uso deles. (Reveja as ideias da proposta de intervenção e reestruture)

Conseguiremos (Evite primeira pessoa) ver, (Sem vírgula) uma mudança e bem estar para melhor na nossa vida (Evite ideia de primeira pessoa)(Sem vírgula) com a aceitação dessas medidas. Agricultores e consumidores podem usufruir saudavelmente da natureza. Basta abrir os olhos para o ser e fechá-los para a ambição. (Evite esse tipo de construção. Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, reveja agumas discussões apresentadas e evite a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200