No Brasil, o uso de agrotóxicos é comum para evitar com que pragas estraguem ou prejudiquem plantações. Mas (Vírgula) infelizmente, o uso inadequado desses produtos, porém nocivos à saúde humana, (Reestruture essa construção) podem causar sérios danos, (Sem vírgula) tanto ao meio ambiente, quanto ao ser humano que futuramente apresentará devidos sintomas, como doenças neurológicas e até mesmo cancerígenas. Tudo isso ocorrerá em decorrência do consumo diário de frutas, verduras e legumes que apesar de estarem bem conservados, estão cheios de produtos químicos. (Cuidado com o queísmo no texto. Revea outros pronomes relativos)
A cada ano, (Sem vírgula) o Brasil consome em média 7,3 litros de agrotóxicos (Apresente a fonte do dado apresentado). No estado do Paraná, (Sem vírgula) a situação é ainda pior, chegando a 9 litros anuais, trazendo riscos a população que dependem totalmente desses alimentos para a sua sobrevivência (Apresente a fonte do dado apresentado). Órgãos públicos e ONGs tentam promover mudanças para acabar com o uso de produtos tóxicos nas lavouras, (Sem vírgula) através de rigorosas fiscalizações e o incentivo da troca do agronegócio para a agroecologia, que fará o uso de fertilizantes e produtos naturais, (Sem vírgula) sem nos (Evite ideia de primeira pessoa) prejudicar. (Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento. Articule mais as ideias)
Portanto, os anúncios e alertas relacionados à qualidade dos alimentos são muito visados na mídia e compartilhados a todo momento nos meios de comunicação em massa. Aqueles que moram em residências com quintal, (Sem vírgula) podem produzir hortas com plantas de fácil cultivo e também pequenos animais como o frango, por exemplo, pois além de gerar uma grande economia, não estará mais consumindo produtos que irão envenená-lo aos poucos (Reveja essa proposta). A fiscalização em grandes fazendas e propriedades também é essencial para banir o uso dos agrotóxicos que são tão prejudiciais a nós (Evite ideia de primeira pessoa). (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto precisam ser mais articuladas para evitar a superficialidade. Além disso, é preciso elaborar um projeto que englobará os principais tópicos que serão desenvolvidos ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |