O uso de agrotóxicos no Brasil. - Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 14/09/2018

Status:

Corrigida
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Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil possui 70% de seus alimentos consumidos no país contaminados pelo uso irregular de agrotóxicos, levando-o ao primeiro lugar no ranking dos países onde se consomem grandes quantidades de alimentos toxicados, ocasionando assim sérios problemas ambientais como a contaminação do solo e dos recursos hídricos do lugar, trazendo consigo grandes problemas de saúde do produtor e do consumidor. (Ideias pertinentes, mas as construções dos períodos precisam ser reestruturadas)

Contudo, o uso de agrotóxicos podem trazer consequências positivas, como o baixo custo econômico dos produtos irregulares, usados para compensar a perda de produtividade e degradação do solo, como também o aumento da produção dos alimentos, cujo os agrotóxicos ajudam na prevenção de patologias ocorrentes no processo de crescimento da planta. Entretanto, o uso de pesticidas trazem consequências negativas, como a contaminação do produtor ao fazer o uso das substâncias tóxicas, contraindo para si doenças crônicas, como o câncer na pele ou nos aparelhos respiratórios, portando consequências ambientais como a mortandade dos seres vivos (Dê exemplos) do local. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento. Garanta a progressão de sentido)

Mediante o exposto, para a conscientização do uso de pesticidas cabe ao órgão público, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), investir em fiscalização das grandes áreas de produtividade de alimentos adicionando regras rigorosas para o produtor, além disso, cabe ao Ministério da Agricultura (Vírgula) juntamente com o apoio de ONGs, informar e divulgar diversas formas de treinamento e parametrização dos produtores, regularizando assim o auto alto uso de agrotóxicos irregulares no Brasil.  (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As ideias precisam ser mais articuladas. Reveja elementos coesivos para melhorar a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200