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O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 14/09/2018

Status:

Corrigida
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Através do trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, Tinha uma pedra no meio do caminho (Use aspas para indicar a ideia de outrem), o poeta modernista da segunda geração brasileira, faz inúmeras repetições desse verso para designar que sempre surgiram empecilhos na sociedade. Hodiernamente (Evite palavras clichês), vê-se que o uso de agrotóxicos, no Brasil, representa mais uma problemática que bloqueia o trajeto. Sob esse prisma, essa problemática ocorre por questões econômicas, o qual, lamentavelmente, pode colocar o meio ambiente em riscos.

Mormente, o território nacional brasileiro impulsionado pelo capitalismo e influenciado por modelos tecnológicos da revolução industrial, (Sem vírgula) se destaca como o terceiro maior exportador agrícola do mundo, perdendo apenas para os Estados Unido e a União Europeia. Sob tal ótica, para manter a produção de alimentos é necessário um uso exacerbado de substâncias tóxicas, a fim de conter as pragas e não pôr a lavoura em risco. Contudo, o uso exagerados dessa matéria, (Sem vírgula) pode ser lesivo e (Vírgula) por consequência disso, colocar a saúde de uma nação em risco (Explore mais essa discussão no texto). Haja vista que, de acordo com pesquisas realizas pela OMS (Organização das Nações Unidas) (Vírgula) cerca de 420 mil pessoas morrem em todo mundo por intoxicação alimentar (Reveja como essa ideia dialoga com as demais apresentadas e reestruture). Logo torna-se evidente, (Sem vírgula) que o uso nefasto de resíduos em plantações pode ocasionar grades impactos.

Outro ponto crucial a ser posto em pauta, (Sem vírgula) figura-se como a contaminação ambiental (Vírgula) o ao qual ocasiona graves prejuízos ao meio ambiente. Para realiza tais práticas, é necessário desmatar uma grande área para cultivo de uma monocultura (Vírgula) expondo uma variedade da fauna e flora em situações lastimáveis de desequilíbrio ecológico. Além disso, grande parte de contaminantes ficam retidos no solo (Vírgula) o que gera alteração do pH, reduzindo e fragilizando e sua fertilidade. Consoante, (Sem vírgula) ao filósofo Rousseau (Vírgula) a sociedade corrompe o homem e retirar o seu estado natural. Logo, a natureza faz parte de todos os seres, e destruí-la como objeto de manipulação da própria essência humana, (Sem vírgula) representa acabar com todas as espécies que nela habitam, inclusive os seres humanos. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Infere-se, portanto,  (Redundância) para que rocha saía de inércia (Problemas na construção de sentido), (Sem vírgula) são necessárias ações. Nessa perspectiva, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) em conjunto com da o da Agricultura Agropecuária e Abastecimento (MAPA) devem criar um programa de controle de pestes, com nome de extermínio natural, em que usar-se pesticidas ecológicos para atenuar o problema, por meio da pulverização com chá de cebola na orta , com intuito de exterminar fungos e lagartas (Problemas no desenvolvimento da ideia. Reestruture). Além disso, esse sistema, (Sem virgula) deve plantar uma árvore a cada 100 metros quadrados de plantação (Vírgula) visando a reflorestação. Desse modo o obstáculo já não bloqueará a à trajetória do tecido social. (Reestruture a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Além disso, reveja elementos coesivos para melhorar a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200