Na atualidade, o Brasil continua sendo um dos países que mais consomem agrotóxicos anualmente, cerca de 5,2 litros por habitantes. Tais agrotóxicos que possuem uma forte importância na agricultura, (Sem vírgula) também acarretam vários efeitos negativos. Em primeira instância, cabe citar o caso do DDT, um pesticida altamente perigoso ecologicamente, onde (Vírgula) no Brasil (Vírgula) já foi proibida a sua fabricação, bem como sua exportacão e importação, pois sua aplicação não matavam apenas as pragas (insetos, fungos, etc.) (Vírgula) mas também várias outras espécies consideradas predadores naturais dessas pragas, como, por exemplo: as minhocas. Além disso, vale lembrar que: se o uso dos agrotóxicos podem comprometer os lagos, várias espécies de animais, a saúde humana, (Sem vírgula) e a ecologia natural, então, consequentimente, seu uso vai contra à Constituição Federal de 1988, que assegura o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Assim, fica evidente, que baseado em tais fatores mencionados, o uso dos agrotóxicos, em geral, causam péssimos efeitos ecológicos, e, (Sem vírgula) seu uso deve ser minimizado ao possível, então, cabe ao sistema legislativo federal criar leis, que regulem e fiscalizem a quantidade máxima de agrotóxicos que podem ser usados pelas empresas agrícolas. Além disso, toda a participação dos órgãos públicos é valida, uma vez que as escolas podem criar eventos com palestras interativas que, (Sem vírgula) possam informar aos defensores de seu uso sobre seus efeitos negativos. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Comentários do corretor
Reveja estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão), pois não compreende como estruturar as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 20 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 20 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 190 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |