É notório que o uso de agrotóxicos torna-se importante para a preservação da agricultura. Dentre outros fatores relevantes destacam-se: prejuízo para a saúde das pessoas, alvo de idéias contraditórias e com o descarte de seu uso as lavouras tornariam-se prejudicadas por pragas (Problemas na progressão de sentido). (Reformule as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)
Além disso, os agrotóxicos são nocivos para os seres vivos, podendo ocasionar sérios problemas ao meio ambiente (Vírgula) afetando principalmente o solo, a água e o ar. Entretanto (Vírgula) nota-se que essa substância despertam diversas opiniões sobre seus efeitos. Existem especialistas e ambientalistas que são contra, logo constam que é prejudicante por uma série de fatos. E em sua oposição a bancada ruralista que sustenta a idéia de resguardar o produto. (Reestruture as discussões apresentadas)
Com base nessa segmentação criou-se o projeto de lei 6922 (Vírgula) de 2002. De mesmo modo, é inquestionável que a eliminação dessa substância as lavouras sofreriam grandes danos pelas pragas, então, afetaria a produção e o lucro dos trabalhadores. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Articule mais as ideias apresentadas)
Em vista dos argumentos supracitados (Evite esse tipo de construção) é indispensável usar de forma correta (Vírgula) correspondendo ao índice de indicação do produto (Como essa ideia se relaciona com as demais? Reflita e reestruture). O Governo deve fazer campanhas de orientação ao consumidor e fiscalizar os meios de produção visando sempre proteger o meio ambiente. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja elementos coesivos para melhorar a construção de sentido no texto. Além disso, articule mais as ideias, apresente mais fatos, uma vez que o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |