Plantações sem o uso de agrotóxicos - Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 08/09/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com dados divulgados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Brasil é o país que mais consume agrotóxicos. O uso de agrotóxicos nas plantações serve para que as mesmas (Use somente quando ouver ideia de igualdade) não sejam atacadas por pragas, poréim o uso dessa substância traz riscos à saúde do consumidor e riscos ao meio ambiente. Portanto convém analisarmos (Evite primeira pessoa) os principais aspectos positivos e negativos em relação ao uso de agrotóxicos no Brasil.

No Brasil, os agrotóxicos são bastante utilizados na agricultura, isso acontece, pois, esses produtos são essenciais porque combatem pragas e doenças que atacam as plantações. Sem o uso dessas substâncias, as lavouras seriam prejudicadas por variados insetos, como lagartas e moscas. Com uso do agrotóxico, o agricultor não precisa gastar muito com a mão de obra, por esse motivo muitos recorrem a utilização de tal substância. (Abordagem superficial do tema. Aborde aqui os riscos ao meio ambiente que foi citado no parágrafo de introdução)

O que se deve analisar com cuidado, (Sem vírgula) são os riscos que o agrotóxico traz à saúde e ao meio ambiente. O uso dessa substância está altamente associado à incidência de doenças como o câncer, intoxicações agudas e crônicas e outras genéticas. Já para o meio ambiente, quando utilizado um agrotóxico na plantação, o produto possui grande potencial de atingir o solo e as águas que promovem a deriva, a lavagem das folhas tratada e a erosão, por exemplo. (Discussão superficial. Articule mais as ideias)

Uma alternativa para se proteger do uso dos agrotóxicos é consumo de alimentos orgânicos que não levam nenhum tipo de substância em seu cultivo, o preço aumentaria, porém, teria menor risco para a saúde do consumidor e para o meio ambiente. Com isso, desde que haja a parceria entre governo, agricultores e consumidores, será possível amenizar os problemas tanto na saúde quanto no meio ambiente. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)




 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes ao tema, no entanto é necessário que elas sejam mais articuladas para evitar a superficialidade no desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200