O uso de defensivos agrícolas representou o fim de uma teoria, proposta por Thomas Malthus, que afirmava que a população estava crescendo mais rápido do que a produção de alimentos, assim haveria perdas de vida devido à fome. Atualmente (Vírgula) estamos (Evite primeira pessoa) perdendo vidas devido à intoxicação ocasionada pelo excesso de produtos químicos usados nas plantações. (Explore mais as discussões do parágrafo de introdução)
Os pesticidas têm causando danos de grandes proporções à pessoa que aplica que muitas vezes ignora as recomendações do rótulo e faz uso excessivo do produto na plantação (Evite construções superficiais no texto), o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) não age em uma praga específica, age também em espécies benéficas, como as abelhas, que são responsáveis pela polinização. (Abordagem superficial do tema)
Ao redor do mundo tem-se falado no extermínio das abelhas, pois elas desempenham um papel importante na reprodução das plantas (Vírgula) trabalho esse que seria inviável se feito manualmente. Sem as abelhas o custo de produção seria maior e fala-se, inclusive, em crise alimentar. (Reformule e desenvolva mais as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)
Fazendo um comparativo das legislações europeia e brasileira, (Sem vírgula) vemos (Evite primeira pessoa) que a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) é menos rigorosa, (Sem vírgula) por ser flexível em relação ao uso de químicos que são proibidos em outras nações mais desenvolvidas. O setor agrícola e ambiental brasileiro vive em conflito, o primeiro ignora o segundo focando no enriquecimento e despreza os prejuízos que podem causar ao meio ambiente e consumidor (Problemas na construção de sentido. Reestruture). (Desenvolvimento limitado das discussões)
Portanto (Vírgula) precisamos (Evite primeira pessoa) de mais engajamento político e diálogo sobre as legislações no campo, buscando ser mais transparente para a sociedade. Ministrar curso para o agricultor, falar dos riscos provocados pela exposição aos agrotóxicos como câncer, depressão (?) e dos prejuízos ambientais como a poluição dos lençóis freáticos e extermínios de insetos benéficos à plantação. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
O desenvolvimento das ideias, no texto, está limitado. Articule mais as discussões apresentadas para sair de uma proposta superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |