O uso de agrotóxicos, uma discussaõ social - Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 07/09/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o Brasil é líder mundial no uso de agrotóxicos. Essa totalidade discute uma questão de saúde pública, porque os relatórios anuais da Organização das Nações Unidas (ONU) alertam para os perigos dessas substâncias ao organismo humano. Dessa forma, tem-se uma discussão econômica, ambiental e de saúde, na qual geram argumentos a favor do agronegócio e outros contra pela hostilidade tóxica à saúde. Então, a questão é colocar em equilíbrio as problemáticas futuras e viabilizar a seriedade da situação frente sua população. (Ótimo parágrafo de introdução)

Nesse contexto, percebe-se um debate contínuo no cenário brasileiro quanto ao uso de herbicidas, fungicidas e outros. Mas, embora o cientificismo normatize artigos que provam os malefícios aos seres humanos e o Sistema de informação de Agravos de Notificação (SINAN) e a própria ONU relatem os prejuízos hormonais, psicológicos e neurais aos humanos, o que prevalece é a ausência de ações administrativo-política (Explore mais essa discussão no texto) pelas quais venham inibir essa demanda tóxica crescente nos alimentos e, consequentemente, à fisiologia dos seres bióticos e abióticos de modo geral.

Ademais, é notória a precisão em aumentar a produtividade e eliminar pragas em plantações, todavia, essas iniciativas não são ecologicamente viáveis por gerarem hostilidades em longo prazo, começando pela contaminação de mananciais, peixes, e toda cadeia produtiva subaquática. Então se a questão em utilizar agrotóxicos é mais barato frente técnicas, também polêmicas, como o uso da biotecnologia, transgênicos e alimentos geneticamente modificados, a contradição estará em gastos maiores pelo aparecimento de novas doenças, ainda mais difíceis de curar no futuro. Portanto, precisa haver um diagnóstico de situações concretas, buscando equacionar os impasses causados aos ecossistemas e seus constituintes. 

Com base nessas considerações, a necessidade em diminuir gradativamente o uso é permitir cuidados ecológicos junto à fauna e a flora, e pensar num futuro mais promissor. Entretanto, soluções ainda precisam integrar medidas qualitativas e eficazes no combate ao excesso de agrotóxicos. Para tanto, o Ministério da Saúde e seu ministro Gilberto Occhi devem revisar as leis que viabilizam a entrada desses produtos (Vírgula) a fim de torná-las justas à saúde humana. Realizando essas medidas, os indivíduos em sociedade terão uma vida mais próspera e isenta de malefícios. (Proposta superficial. Reestruture)
 

Comentários do corretor


O texto apresente um excelente desenvolvimento. No entanto, é preciso explorar mais algumas ideias apresentadas, sobretudo as do parágrafo de conclusão. Não deixe de exercitar a sua escrita. Você está no caminho.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200