- Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 07/09/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A agricultura sempre foi uma atividade indispensável na vida do homem, já que foi por meio daquela que esse deixou de ser nômade. Hodiernamente (Evite palavras clichês), o Brasil passa por desafios acerca da regulamentação do uso de agrotóxicos no campo, uma vez que envolve interesses financeiros e o bem-estar da população. Nesse contexto, pode-se dizer que há uma dicotomia sobre esse controle dos defensivos agrícolas, pois ao mesmo tempo que esse uso é favorável a produtividade dos alimentos, por outro lado é incontrovertível os seus malefícios ao meio ambiente e, portanto, aos seres vivos. (Excelente parágrafo de introdução)

O homem é o lobo do homem. Aplicando essa premissa do filósofo inglês Thomas Hobbes à relação entre o ser humano e a atividade agrícola, tem-se uma preocupação dele com as necessidades básicas que é a alimentação, como também a lucratividade quando tratado como negócio e, dentro dessa dualidade de interesses, o homem se volta contra si mesmo a partir do momento em que ele dispensa os regulamentos para favorecer a sua produtividade com o uso desses químicos, deixando a sua saúde em segundo plano (Explore mais essa discussão no texto). Dessa forma, torna-se viável um equilíbrio entre esses dois aspectos para que tanto o homem, como a natureza não saiam prejudicados.

Ademais, o diretor da fundação Greenpeace, Paul Watson, já dizia que inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. Em coadunação a tal preceito, o uso dos agroquímicos sem qualquer tipo de restrição pode ferir essa harmonia que deve existir entre o meio ambiente e o ser vivo, uma vez que contamina solo e lençóis freáticos com seu potencial químico e, concomitantemente, põe em risco a saúde da população. Sendo assim, o uso indiscriminado dos defensivos pode sacrificar a integridade do meio ambiente.

Destarte, o físico Isaac Newton já dizia que um corpo tende a permanecer inerte até que uma força atue sobre ele. Similar a tal sentença, faz-se mister (Evite palavras clichês) medidas enérgicas para tirar o cenário brasileiro dessa inércia. O governo deve promover encontros e reuniões com os ruralistas e especialistas ambientais para que amplie as discussões entre ambos e cada um deles conheça os benefícios e malefícios sobre a Lei dos agrotóxicos que está em trâmite no congresso. A mídia, por sua vez, além de transmitir essa reunião ao vivo para toda a população, deve difundir informações acerca da necessidade da preservação do meio ambiente e sobre a formas de mantê-la, a fim de que os próprios empresários agrícolas estejam mais cientes sobre o quanto a falta de regulamentação desses produtos químicos pode ser nociva a natureza. Feito isso, espera-se melhoras significativas no campo agrícola sem sobrepor à saúde coletiva.

Comentários do corretor


Ótimo texto. No entanto, explore mais algumas discussões (como os riscos que a sociedade corre). Não deixe de execitar a sua escrita. Você está no caminho. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200