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O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 04/09/2018

Status:

Corrigida
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De acordo com a primeira lei de Newton - a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele, fazendo-o mudar de percurso - é perceptível que a problemática dos agrotóxitos persiste há algum tempo na sociedade brasileira. De maneira análoga à lei da inércia, ao invés de funcionar como a força capaz de mudar o curso desse problema, fatores de ordem educacional (Vírgula) bem como a iniciativa governamental (Vírgula) acabam contribuindo com o cenário atual. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas para serem retomadas ao longo do texto)

Em primeira análise, é preciso analisar (Use sinônimos para evitar repetições) a realidade capitalista em que vivemos (Evite primeira pessoa). Conforme Karl Marx, em um mundo capitalizado, a busca pelo lucro ultrapassa valores éticos e morais. Sendo assim, a maximização dos lucros é o principal objetivo dos produtores. Desse modo, o sujeito, ao estar imerso nesse panorama, acaba contribuindo com o aumento da produtividade ligada ao uso de agrotóxicos em detrimento da saúde humana e do meio ambiente ? “pragas” cada vez mais resistentes, solos mais danificados, além da acumulação desses pesticidas no organismo (Explore mais essa discussão)? lesando o consumidor que acredita estar levando um produto saudável para sua família.

Sobre outro ângulo, é importante enfatizar que o Brasil, em 2008, se tornou o maior consumidor de agroquímicos do mundo, dominado por empresas como Monsanto, apresentando um percentual de uso equivalente a 5,2 litros de veneno por habitante ao ano. A Constituição Cidadã de 1988 garante a saúde de qualidade como direito de todos e dever do Estado, sendo o compromisso desse prover o acesso igualitário e universal às ações e aos serviços para a sua formação e proteção. Entretanto, é inegável que a regra é constatada apenas na teoria e (Vírgula) não, desejavelmente, na prática. (Delimite o argumento e o desenvolva mais no texto)

É imprescindível, portanto, a adoção de medidas para mudar o percuso desse problema. Destarte, cabe ao Governo, por meio do Ministério da Agricultura, promover debates internacionais, com vistas a estabelecer normas e regras que disciplinem o uso de agrotóxicos, combatendo as sucessivas violações do direito humano à alimentação. Somado a isso, promover campanhas públicas, nos meios de comunicação em massa, a fim de apresentar à população, (Sem vírgula) medidas alternativas como a agroecologia (Ideia não desenvolvida ao longo do texto). Outrossim, é importante a atuação do MEC (Ministério da Educação), criando em todas as escolas, (Sem vírgula) programas educaionais, promovendo informação aos alunos sobre os riscos do consumo de agrotóxicos. Além disso, realizar palestras sobre os alimentos orgânicos e seus benefícios. Só assim, o Governo e a educação funcionarão como a força descrita por Newton, mudando o curso dos agrotóxicos - da persistência para a extinção.
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, porém é preciso reestruturar algumas ideias apresentadas, além de explorar mais as discussões para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200