- Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 02/09/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Revolução Verde trouxe avanços na agricultura (Vírgula) aumentando a produção em larga escala de alimentos, graças ao desenvolvimento tecnológico que possibilitou a produção de insumos agrícolas, como agrotóxicos e fertilizantes, aumentando significamente a produtividade agrícola, mas trouxe consigo graves problemas de ordem social, econômica e ambiental.

Primeiramente, o uso inadequado e abusivo de agrotóxicos na lavoura agrícola gerar impactos negativos ao meio ambiente.A falta de conhecimento técnico tem levado agricultores a aplicarem agrotóxicos de maneira indevida nas culturas, causando verdadeiros estragos, um desses problemas é, (Sem vírgula) a poluição do solo que se torna infértil para o plantio de culturas, gerando fome para milhares de famílias, (Ponto final) O agrotóxico quando se infiltra no solo contamina os lenções lençóis freáticos, comprometendo as espécies vegetais e matando animais por envenenamento, (Sem vírgula) devido ao acúmulo desse produto tóxico no seu organismo. (Reveja a discussões apresentadas nesse parágrafo. Reestrure)

Outro problema gerado pela utilização de agrotóxicos são os problemas de saudê saúde que atinge grande parte da população. Quando o indivíduo ingere alimento que contém certa quantidade de agrotóxico, tal produto atinge o sistema respiratório do ser humano, causando problemas pulmonares, como asma, bronquite e até câncer, levando o indivíduo à morte. (Discussões superficiais. Reestruture)

Em decorrência disso, nota-se a necessidade de mudar comportamentos humanos com relação ao uso de agrotóxicos, adotando por parte do agricultor atitudes sustentáveis (Vírgula) controlando o uso de agrotóxicos, de forma que, (Sem vírgula) não agrida o meio ambiente e não cause danos à saúde das pessoas, (Ponto final) É necessário também que o Estado ofereça assistência técnica aos agricultores a fim de ensiná-los a aplicar corretamente os agrotóxicos, sem comprometer o meio ambiente e saúde das pessoas, além de implantar órgãos de fiscalizações na zona rural para evitar qualquer ação que desrespeite a lei com relação ao uso de agrotóxicos. (Proposta de intervenção superficial)

Comentários do corretor


As ideias apresentadas precisam ser reestruturadas, uma vez que a análise, e o desenvolvimento dos problemas apresentados, está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200