Gerações X, Y e Z contra as DSTs - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 27/08/2018

Status:

Corrigida
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Conhecidos no Brasil e no mundo durante as décadas de 1980 e 1990, os cantores Cazuza e Freddie Mercury compartilhavam algo em comum além da música: ambos eram portadores do vírus HIV. Por serem soropositivos, os dois viraram símbolos da luta contra a doença, inspirando a juventude a se preservarem. Atualmente, o número de jovens infectados por DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) tem se verticalizado, seja pela falta de campanhas eficientes de conscientização, seja pela perda do medo de contrair AIDS, Sífilis ou outras doenças venéreas. Diante desse cenário, uma questão se faz presente: como combater o aumento das DSTs entre os jovens do Brasil? (Excelente parágrafo de introdução)

Segundo a organização UNAIDS, o Brasil figura, atualmente, entre os primeiros lugares no ranking dos países que apresentam novos casos de AIDS e outras DSTs. Ainda de acordo com a organização, o aumento do número de jovens acometidos por doenças sexuais é um reflexo direto da queda de campanhas eficientes de preservação e estímulo à prática de sexo seguro. Atualmente as campanhas, quando existentes, são realizadas tradicionalmente na TV. No entanto, para atingir os jovens do século XXI, as propagandas devem incluir, também, as novas mídias sociais, como, por exemplo, a internet.

Como se não bastasse a falha governamental em difundir esclarecimentos, os pais sentem dificuldades na hora de tratar o tema com os filhos (Por quê? Explore essa discussão no texxto). Isso, aliado à eficiência dos coquetéis antivirais, faz com que os adolescentes tenham a ideia errada de que a AIDS é um problema já superado e que os infectados por DSTs podem levar uma vida longa e sem o temor dos males que as doenças provocam.

Fica clara, portanto, a urgência em combater esse mau. O governo precisa, em parceria com os Ministérios da Saúde e o das Telecomunicações, realizar parcerias público-privada, disponibilizando anúncios de prevenção nas novas mídias, como, por exemplo, no menu inicial da Netflix e no YouTube. Essa medida tornaria o assunto corriqueiro e presente nos lares (Explore mais a proposta de intervenção). Segundo Pitágoras, educar as crianças hoje evita corrigir a sociedade que está por vir. Nessa visão, o Ministério da Educação (MEC) deve proporcionar palestras nas escolas para temas de saúde sexual, abrindo espaço para que os pais acompanhem os infantes e adolescentes durantes as discussões. Essa união de pais, alunos e escola torna o tema menos incômodo e mais fácil de ser debatido, além de dar a sensação de que o assunto é sério e que precisa ser abordado desde a infância, (Sem vírgula) e repassado de geração para geração.

Comentários do corretor


Excelente desenvolvimento de ideias. No entanto, algumas devem ser mais exploradas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. Você está no caminho.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200