No dia 7 de julho, no ano de 1990, faleceu o cantor Cazuza, cuja morte foi causada pela AIDS, uma das mais famosas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Atualmente, raramente há mortes causadas por DSTs, mas não porque as doenças vem sendo reduzidas. Muito pelo contrário, aumenta cada vez mais o números de jovens infectados. (Reestruture e explore mais as discussões do parágrafo de introdução)
Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde divulgou que casos de HIV e Aids entre jovens de 15 a 24 anos aumentou 85% nos últimos 10 anos. Um dos fatores que faz esse número ficar cada vez maior é os jovens negligenciarem esses tipos de doenças (Abordagem superficial). Isso acontece pela razão de a luta pela doença não foi vivenciada (Reestruture essa ideia) pela geração que hoje tem até 30 anos, considerada assim "normal" pelos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). (Abordagem superficial)
Assim dizia Arthur Schopenhauer, filósofo alemão: "O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem". Mas infelizmente é exatamente isso que acontece. Os jovens contraem as DSTs (Cite algumas no texto) devido a falta de proteção adequada, a camisinha. Alegam “reduzir o prazer”, “ser difícil de colocar”, “prejudicar a ereção” e “não ter sempre à mão”, claras desculpas que podem acabar em um grande problema. (Reformule as discussões apresentadas)
Então conclui-se que medidas devem ser tomadas urgentemente. Devem ser feitas palestras e medidas na forma educacional dos adolescentes, por especialistas como médicos, enfermeiros, psicólogos, (Sem vírgula) para que mitos sejam quebrados e mostre também como é a vida com algumas DSTs, mostrar que vale a pena se prevenir. É importante que esse assunto não seja considerado uma incógnita pelos adolescentes, importante que haja um suporte dos pais. Esse assunto deve se tornar comum, diariamente comentado e falado pelas mídias em geral, para que não haja preconceito e as barreiras sejam quebradas. (Explore mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Evite discussões limitadas, explore mais as ideias mencionadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |