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Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 27/08/2018

Status:

Corrigida
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Apesar de se destacar como a oitava economia mundial, o Brasil ainda enfrenta problemas arcaicos, como o aumento no número de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) entre jovens. Diante da gravidade da questão, urge como meios de combate da problemática avaliar a exposição do assunto nas escolas, bem como orientar a população acerca da importância de se prevenir. (Explore mais as discussões no parágrafo de introdução)

Deve-se pontuar, de início, que a educação brasileira apresenta um déficit quanto ao ensino sexual. A educação, conforme defendeu o filósofo Paulo Freire na obra “Pedagogia do oprimido”, deve ser crítica, conscientizadora e voltada aos direitos humanos, de modo que possa, então, ser libertadora. Contudo, essa afirmação não condiz com a realidade desse ensino, visto que a educação sexual ainda é considerada um tabu e enfrenta barreiras sociais, como a família e as instituições religiosas. Desse modo, a negligência a tal abordagem corrobora a formação dos jovens desinformados, (Sem vírgula) que, infelizmente, não dão o devido valor e reconhecimento (Reestruture essa ideia) para não adquirir uma DST (Vírgula) e assim contribuem para o aumento de casos. 

Em consequência disso, é indubitável que a sociedade se alerte para a importância de se preservar. Nesse contexto, é valido afirmar que essas doenças, AIDS, sífilis, gonorreia etc., foram banalizadas socialmente. Embora a escola tenha apresentado insuficiência nesse ensino, a medicina avançou muito nos tratamentos, por isso surtiu uma falsa ideia de que a doença não é tão grave (Reestruture essa ideia), ao passo que na década de 80, famosos, como Cazuza (Vírgula) apresentavam um aspecto físico degradado, diferente da atualidade graças ao progresso da saúde (Reestruture essa ideia). Assim, esse relaxamento evidenciado nas frequentes práticas sexuais sem uso de preservativos e que tornam os jovens reféns dessa enfermidade.

Logo, a mobilização social é imprescindível para reverter esse cenário. Cabe ao Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Ministério da saúde (Vírgula) oficializar o ensino sexual obrigatório nas escolas, a fim de alertar e educar as crianças e adolescências adolescentes acerca da importância de se prevenir das DST’s DSTs. É fundamental também, (Sem vírgula) que a mídia atue promovendo campanhas e debates sobre o assunto (Vírgula) de modo que a sociedade, em especial as famílias, atentem-se a necessidade de abordar o tema para que assim esse deixe de ser um tabu. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas tem de ser mais exploradas no texto, de modo a evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200