O lado subentendido - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 27/08/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No universo do filme norte americano “Um Coração Normal”, a AIDS é denominada, na década de 1980, por “Câncer Gay”, recebendo este nome devido ao alto índice de homossexuais portadores da síndrome por não usar proteção nas relações sexuais. De forma análoga, no Brasil, os muitos casos de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) persistem, seja por falta de conhecimento, seja pela despreocupação. Logo, se necessita a de elucidação para os jovens (Reestruture).

É indiscutível que o desconhecimento fomenta a perdura do infortúnio. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença que teve os primeiros casos descobertos há trinta anos, na América do Norte. No entanto, nos dias atuais, por muitos ser tratada como tabu (Problemas na construção de sentido), ainda se presencia eventos de pessoas com falta de discernimento com uma gripe. Dessa forma, inviabiliza qualquer tentativa de tratamento, (Sem vírgula) por conta da continuação no meio onde o indivíduo portador desentendido está inserido. (Discussões superficiais. Reestruture e explore mais)

Além disso, a falta de conscientização agrava a vicissitude. Com o avanço da internet, (Sem vírgula) vê-se a dificuldade em sanar a mazela, tendo-se a premissa da globalização em alta escala de redes sociais e apps de encontros. Os jovens, em sua maioria, passaram a viver um momento de liberdade para conhecer o novo, não contando com a preocupação a respeito de proteção, perecendo com as calamidades advindas pela enfermidade. (Abordagens superficiais. Reestruture as discussões)

Diante dos fatos citados, medidas são necessárias para a atenuação. Urge-se, portanto, que o Governo Federal, em união ao Ministério da Educação (MEC), a atualização dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a fim de demonstrar, por meio das disciplinas de química e biologia, os malefícios provocados pelas DSTs ao organismo. Assim, possibilitará uma sociedade que tenha consciência das atrocidades incentivadas pelas DSTs. (Proposta de intervenção superficial. Reformule)
 

Comentários do corretor


Apresente mais fatos para serem explorados ao longo do desenvolvimento do texto para evitar uma discussão superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200