Nas décadas de 80 e 90, a população brasileira perdeu dois de seus grandes ídolos do pop rock brasileiro, Cazuza e Renato Russo, vítimas de complicações causadas pelo HIV. Diante disso, passaram a temer as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e a verem a doença como uma "vilã". Atualmente, entretanto, os casos de DSTs entre os jovens crescem no Brasil, pois eles veem as doenças como "comuns" e pensam que nunca irão acontecer com eles (Reformule essa ideia), negligenciando assim o uso do preservativo. Dessa forma, urge novas posturas do Governo e das escolas para combater esse mal.
Em uma primeira ánalise, cabe ressaltar que embora a medicina tenha avançado muito nas últimas décadas, a AIDS e a herpes genital ainda não possuem cura, como muitos jovens imaginam. Há sim, no caso do vírus HIV, coquitéis antiaids, os quais evitam a sua multiplicação e impede que o sistema imunológico do paciente fique prejudicado. Isto é, as pessoas precisam conhecer a gravidade das DSTs,(Sem vírgula) e saber que ainda são (Vírgula) sim, grandes ameaças à saúde, podendo levar a morter.
Além disso, segundo pesquisa do site G1.com, publicada em 2013, 6 em cada 10 jovens brasileiros fazem sexo sem preservativo. É notório, portanto, que os indivíduos não estão se preocupando em previnir-se, ou temendo as DSTs, visto que desde o ensino fundamental é ensinado nas aulas de Ciências e Biologia a importância do uso da camisinha e seu papel fundamental de prevenção, e mesmo assim continuam negando seu uso. (Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)
Dessa forma, faz-se urgente a maior difusão de informações e alertas a cerca acerca das doenças sexualemente sexualmente transmissíveis e as suas consequências. Assim sendo, o Ministério da Saúde em parceria com as grandes empresas privadas fabricantes de preservativos (Reformule) devem colocar nas embalagens dos preservativos mensagens incentivando as pessoas a usá-los e com imagens de pessoas que possuem as DSTs para advertir aqueles que não usam. Por outro lado, a escola deve ministar projetos a serem feitos nas feiras de ciências, pelos alunos, os quais devem estudar e explicar as causas e as consequências das DSTs. Dessa maneira, o Brasil caminhará para o combate desse mal. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |