Quando chega a fase da adolescência, novas responsabilidades chegam para a vida. Entretanto, muitos jovens (Vírgula) no dia a dia (Vírgula) não conseguem tem ter um amadurecimento que deveriam ter, oque o que torna-se se torna um problema durante essa fase da vida. Dentre os muitos problemas que ocorrem, um dos casos que vem ocorrendo com muita frequência são as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) devido aos parceiros a não quererem usar preservativos durante o ato sexual. (Reformule as discussões do parágrafo de introdução. Use sinônimos para retomar as ideias no texto)
Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de infectados entre os jovens cresceu entre 2006 e 2015 (Vírgula) nas faixas de idade entre 15 a 19 anos e 20 a 24 anos de idade, oque o que torna isso ser um dos grandes problemas para ser combatido no Brasil. Essas doenças (Quais? Desenvolva essa discussão no texto) podem variar de acordo com a gravidade, porém não deixa de ser um grande empecilho na vida do adolescente, que pode vir a ter problemas bem piores no futuro. (Discussões superficiais. Reestruture)
Além disso, as escolas brasileiras não demonstram certa importância em mostrar esse assunto para os alunos, que podem, no futuro, vir a sofrer com as doenças devido a não ter um conhecimento aprofundado do assunto durante o ensino escolar. (Discussão superficial. Reestruture e desenvolva mais)
Portanto, é necessário que os veículos da informação divulguem esse assunto com extrema relevância, gerando (Vírgula) assim (Vírgula) aos jovens brasileiros mais cuidado quando for ter uma relação sexual. Além disso, as escolas brasileiras precisam ensinar desde o ensino fundamental em como se prevenir das doenças, assim diminuindo o número de casos entre os jovens que foram infectados. (Reformule as discussões. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Apresente mais discussões para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |