Dsts: Informação e precaução. - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 27/08/2018

Status:

Corrigida
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De acordo com o Ministério de Saúde, as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) atingem mais de 10 milhões de brasileiros (Vírgula) em destaque os jovens. Embora tenha tratamento gratuito pela rede pública, cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não procuram nenhum tipo de atendimento. Nesse contexto, deve-se analisar como a omissão da não procura pelo tratamento e a falta de informações que influenciam na problemática, assim, urge a necessidade de novas ações para sua efetiva coibição. (Reestruture as ideias que serão retomadas ao longo do desenvolvimento do texto)

Ao longo dos últimos anos, os índices das DSTs aumentaram progressivamente, de acordo com a Secretaria do Estado de São Paulo, foram registrados um aumento de 39,5 mil novos casos, sendo AIDS a mais frequente. O baixo índice de procura pelo tratamento piora drasticamente a situação, principalmente pela exclusão social dos indivíduos com a doença, por consequência a juventude é a principal vítima dessa problemática. (Reestruture e explore mais as discussões desse parágrafo)

Atrelado à sociedade, nota-se, ainda (Vírgula) que a falta de debate e informações negligenciem ainda mais a causa das DSTs. Isso porque embora haja um enorme acesso às informações sobre a doença (Vírgula) há a uma carência enorme de diálogos com os jovens sobre importância da prevenção e as consequências (Vírgula) juntamente com tratamento das DSTs (Reestruture essa ideia). Portanto a ausência da educação sexual, (Sem vírgula) torna-se evidente e a prevalência da ignorância pela falta de diálogo sobre tal cenário.

Torna-se evidente, portanto, que (Vírgula) no Brasil (Vírgula) a falta de procura pelo tratamento e a enorme escassez de informações sobre as consequências das DSTs prejudicam a resolução da problemática. Em razão disso, o Ministério da Saúde deve assegurar o diálogo sobre as sequelas das doenças por meio de debates nas redes hospitalares, dando prioridade às zonas rurais (Vírgula) onde tem o menor acesso às informações. Ademais, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com as escolas (Vírgula) deve disponibilizar palestras educativas pelo menos duas vezes ao ano (Vírgula) por meio de sexólogos e psicólogos (Vírgula) para alertar sobre as doenças e a importância da prevenção. Dessa forma (Vírgula) a questão será mais debatida e tonará os jovens bem orientados. 
 

Comentários do corretor


Explore mais as discussões apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200