A medicina tem avançado muito nas últimas décadas no que se refere a profilaxia de várias patologias. Entretanto, dados do Ministério da Saúde (OMS) indicam que a prevalência de DST's DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) aumentou, significativamente, num curto período de tempo. Por conseguinte, isso configura um problema de saúde pública que deve ser exaurido urgentemente.
De acordo com dados da OMS, adolescentes entre 15 e 19 anos estão sendo os mais afetados pelas doenças venéreas. Isso expõe que eles estão inciando a vida sexual sem qualquer tipo de informação e orientação sobre os inúmeros perigos do sexo sem uso de camisinha (Explore mais essa discussão no texto). Infere-se, por conseguinte, que a escola está em falta com seu papel de educador e isso, por sua vez, acaba impactando a sociedade como um todo. (Explore mais as ideias apresentadas)
Em segunda análise, vale ressaltar que escola não é a única com papel educador na vida do jovem. As famílias também não estão sendo eficazes no que diz respeito a orientação sobre educação sexual. Essa defasagem pode se dar por inúmeros fatores, entre eles questões religiosas, culturais entre outros. (Desenvolvimento limitado)
Torna-se evidente, portanto, que as DST's entre os jovens brasileiros teve grande aumento, e medidas devem ser adotadas para resolver esse problema. É imperioso que as escolas incluam aulas de educação sexual, e que essas sejam ministradas por professores junto com algum profissional da saúde (Vírgula) a fim de ensinar e sanar quaisquer tipos de dúvidas que surgirem. É mister, também, que sejam ministradas palestras aos pais e cuidadores sobre a importância de se falar sobre sexo com os filhos, não para que esses iniciem a vida sexual precocemente, mas para que, quando chegar a hora, tudo seja feito de maneira segura e sem riscos à saúde deles. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas. Além disso, apresente mais fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |