Clube de compra dalas (Use aspas) é um filme que, baseados em fatos reais, retrata a vida de um homem que descobre estar com AIDS e tem que lidar com o preconceito para levar uma vida normal. Infelizmente, essa realidade está se tornando cada vez mais fato na vida de jovens brasileiros. Seja por vergonha, medo, preconceito, ou desinformação as DSTs, ou Doenças Sexualmente Transmissíveis, estão ganhando grande notoriedade na sociedade. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)
Os jovens estão mais suscetíveis a contrair as DSTs, a justificativa mescla falta de preocupação, de informação e descuido. Mesmo com casos famosos como Cazuza e Renato Russo, vítimas da AIDS, muitos jovens não tomarão tomaram consciência dos problemas causados por essas doenças (Aborde essa discussão no texto). Sendo que a simples utilização de camisinha poderia evitar muitas DSTs. (Discussão superficial. Reestruture)
Vale ressaltar que algumas DSTs não apresentam sinais físicos (Quais?), o que facilita sua transmisso aumentando o número de infectados. Por isso, consultas médicas são importantes para descobrir o quanto antes a doença e iniciar o tratamento. Neste caso, a vergonha em conjunto com o preconceito faz com que eles não realizem prevenções. (Discussão superficial. Reestruture)
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação (MEC) tem que desenvolver programas que trabalhem sexualidade (Reveja essa ideia) para adolescentes, falando sobre o valor da vida (Evite esse tipo de construção), mostrando os danos que essas doenças podem causar e formas de evitá-las. Também e necessário que o ministérios das comunicações em conjunto do Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolva campanhas para a conscientização da população em geral, reforçando a prevenção e distribuição de preservativos. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas estão superficiais. Desse modo, apresente e explore mais ideias para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |