É evidente o quanto as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são muito mais comuns entre os jovens, é um dos maiores perigos dessa fase da vida, é um problema muitas vezes causado pela própria mentalidade de adolescente, que pode por em risco todo o resto de sua vida. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)
Doenças como AIDS, gonorréia e sífilis são transmitidas durante o ato sexual sem o uso de preservativo, as chances de se obter essas doenças aumentam ainda mais quando o indivíduo detém relações com várias pessoas em um curto período de tempo. Na juventude, muitas vezes (Vírgula) falta maturidade e conscientização, pois os tratamentos, consultas e prevenções estão a disponibilidade de todos, através do Serviço Único de Saúde (SUS), que oferece, por exemplo, preservativos de forma gratuita, basta que os jovens tomem ciência disso, pois é normal nessa fase querer aproveitar os prazeres máximos e acabar se expondo a riscos. (Abordagem superficial do tema. Reformule as ideias)
Enfim, é essencial que os jovens brasileiros tomem responsabilidade pelos seus atos e não ajam de forma compulsiva quando iniciam sua vida sexual, cabe ao Ministério da Saúde oferecer uma educação sexual por meio de colégios e mídias sociais, instruindo a importância do uso de preservativos e apresentando dados sobre as diversas doenças, garantindo um ganho de maturidade nos jovens para com o futuro de sua vida sexual. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |