Consoante ao poeta Cazuza (Dois pontos) "eu vejo o futuro repetir o passado", o aumento das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) é um problema atual. Desde a revolução industrial essa vicissitude é uma realidade, as dificuldades persistem seja por falta de educação ou por faltar de informação, conscientização. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução)
Deve-se pontuar de início que a falta de educação está entre as principais causas da problemática. Nota-se que em 2005 os casos de HIV passaram de 16,2% para 33,1% por 100 mil habitantes (Vírgula) segundo o Ministério da Saúde, com faixa de idade entre 20 e 24 anos. (Explore as discussões. Desenvolvimento limitado)
Outro ponto é a falta de conscientização que a maior parte dos jovens e adolescentes de ambos os sexos não recebem de seus familiares e amigos. Desse modo (Vírgula) sem informação de cuidados (Vírgula) os mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) ficam muito dispostos a pegar uma AIDS, gonorreia, sífilis, hepatite B ou C dentre outras DSTs. (Desenvolvimento limitado)
Evidencia-se portanto que a educação, conscientização e informação são essenciais para combater o aumento de DSTs, faz-se necessário criar curso, palestras e educação sexual para pais e jovens nas escola, é função do governo junto com o Ministério da Educação (MEC) e da Saúde disponibilizar esses profissionais em escolas, principalmente nas de zona de risco. A fim de quebrar um tabu (Ideia não explorada no texto) de que não se deve existir educação sexual, (Sem vírgula) e diminuir o índice de morte por DSTs.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais desenvolvidas, pois estão superficiais. Além disso, apresente fatos e os explore no texto para evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |