DSTs no Século XXI - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 25/08/2018

Status:

Corrigida
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Consoante ao poeta Cazuza (Dois pontos) "eu vejo o futuro repetir o passado", o aumento das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) é um problema atual. Desde a revolução industrial essa vicissitude é uma realidade, as dificuldades persistem seja por falta de educação ou por faltar de informação, conscientização. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução)

Deve-se pontuar de início que a falta de educação está entre as principais causas da problemática. Nota-se que em 2005 os casos de HIV passaram de 16,2% para 33,1% por 100 mil habitantes (Vírgula) segundo o Ministério da Saúde, com faixa de idade entre 20 e 24 anos. (Explore as discussões. Desenvolvimento limitado)

Outro ponto é a falta de conscientização que a maior parte dos jovens e adolescentes de ambos os sexos não recebem de seus familiares e amigos. Desse modo (Vírgula) sem informação de cuidados (Vírgula) os mesmo  (Use somente quando houver ideia de igualdade) ficam muito dispostos a pegar uma AIDS, gonorreia, sífilis, hepatite B ou C dentre outras DSTs. (Desenvolvimento limitado)

Evidencia-se portanto que a educação, conscientização e informação são essenciais para combater o aumento de DSTs, faz-se necessário criar curso, palestras e educação sexual para pais e jovens nas escola, é função do governo junto com o Ministério da Educação (MEC) e da Saúde disponibilizar esses profissionais em escolas, principalmente nas de zona de risco. A fim de quebrar um tabu (Ideia não explorada no texto) de que não se deve existir educação sexual, (Sem vírgula) e diminuir o índice de morte por DSTs.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais desenvolvidas, pois estão superficiais. Além disso, apresente fatos e os explore no texto para evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200