Define-se DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) como sendo doenças transmitidas através, principalmente, do sexo desprotegido. Infelizmente, observa-se um aumento exponencial destas entre os jovens brasileiros. Esse quadro é agravado pela diminuição do uso de preservativos e da falsa imagem passada pela medicina.
Em primeira análise, cabe pontuar que a diminuição de preservativos agrava essa situação (Como assim? Reformule essa ideia). Isso porque de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas(IBGE), apenas 36% dos jovens, entre 13 e 18 anos, usaram algum preservativos na primeira relação sexual. Consequentemente, os que não usam ficam mais sujeitos a ação dos agentes etiológicos dessas doenças (Cite algumas no texto), haja vista que os preservativos, como a camisinha, servem de barreira e evitam a infecção do corpo humano e/ou as transmissões de alguma DSTs.
Além disso, vale ressaltar que a medicina passa uma visão errônea sobre esse tipo de doença (Reformule essa discussão). Isso ocorre porque, nos últimos, (Sem vírgula) anos (Vírgula) foram descobertos vários remédios, os quais atacam e destroem os microrganismos que causam essas doenças. Por consequência, a população, em sua maioria, acreditam que não necessitam prevenir-se, uma vez que pode apenas tomar alguma droga e ficarem curados, o que é confirmado na pesquisa divulgada pela BBC, em que 26% dos entrevistados acreditavam que a AIDS tem cura. (Discussões limitadas)
É evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para atenuar esse revés. Diante disso, o Ministério da Educação(MEC), em parceria com escolas, deve, por meio de palestras, oficinas e peças teatrais, sensibilizar os jovens a fazer uso de preservativos, a fim de ficar mais protegido e evitar ser infectado. Além disso, a mídia, através de novelas e séries, deve quebras mitos sobre tais, (Sem vírgula) doenças, a fim de trazer mais esclarecimento para a população. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto são pertinentes, mas algumas precisam ser reestruturadas e mais exploradas para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |