No poema do italiano Girolamo Fracastoro (Qual poema? Cite o nome no texto), Syphilis é um pastor de rebanho grego que desperta a ira divina e é castigado com pústulas pelo corpo-sintomas de uma doença conhecida atualmente como sífilis.Fora da ficção, as DST´s DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são um tema em pauta no Brasil, pois elas vêm apresentando aumentos, principalmente entre jovens, prejudicando a saúde deles.Por isso, são necessárias intervenções para combater a questão. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde,cerca de 60% das pessoas não utilizam preservativos.Esse dado evidencia a baixa eficiência das campanhas de conscientização, já que elas têm como principal função o incentivo a camisinha (Vírgula) e a não utilização dela, pela sociedade, é alta.Vale frisar, (Sem vírgula) que as propagandas ocorrem em poucos meses do ano,e existe uma carência de informações sobre outras DST´s DSTs (pois só há sobre a AIDS) (Cuidado ao afirmar isso. Reestruture essa ideia) e a gravidade que elas representam para os indivíduos expostos.A existência desses mecanismos são de suma importância,por isso é crucial mudanças em suas abordagens para garantir sua eficiência. (Reestruture as discussões apresentadas)
Além disso, os jovens sem o conhecimento adequado acabam presos no estereótipo de saúde.Isto é, se a aparência do parceiro é saudável, ele não pode ter uma doença, então é seguro manter relações sexuais sem camisinha. Uma lógica errada, visto que levantamentos como o da Organização Mundial da Saúde(OMS) constataram que aproximadamente 5 milhões da população brasileira sexualmente ativa já foi contaminada em alguma ocasião por essas enfermidades.Logo, a desinformação da juventude é um fator que não só coloca em risco a qualidade de vida desses, mas também contribui para o aumento das DST´s DSTs.
Portanto, são necessárias medidas para resolver o impasse.O Ministério da Saúde deve abordar,nas campanhas de conscientização, a AIDS e outras DST´s DSTs e ressaltar suas gravidades e seus sintomas,como também tornar essas ações efetivas durante o ano todo e disponíveis em redes sociais e aplicativos de relacionamentos, para o alto alcance dos jovens, além de implementar máquinas de preservativos nas escolas públicas,faculdades e postos de saúde para aumentar a distribuição e o uso.Ademais, o Ministério da Educação (MEC) deve inserir ,nas escolas, palestras e disciplinas sobre orientação sexual (?), com especialistas para desmistificar, alertar e tirar dúvidas dos alunos e seus familiares, (Sem vírgula) sobre essas enfermidades.Feito isso, situações como a de Syphilis não farão parte da realidade da juventude brasileira. (Reestruture as proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser reestruturadas e mais exploradas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |