DSTs, uma problemática social - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 22/08/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Numa sociedade globalizada a informatividade caracteriza conhecimento rápido e instantâneo. Por isso é fundamental que o contexto contemporâneo configure relação tecnológica e educacional e, consequentemente, traga ao jovem brasileiro a noção de responsabilidade. Dessa forma, é necessário um aprendizado conjuntural do problema, ou seja, não basta apenas dizer que as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) prejudicam, mas incutir visualidade problemática da situação, responsabilidade pessoal às ações que buscam preveni-las e, sobretudo, sabedoria cidadã. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Com base nessas considerações (Evite esse tipo de construção), percebe-se a importância em diagnosticar as causas desse impasse, porque as resoluções assistenciais do Ministério da Saúde parecem não levar em consideração que cada região brasileira pode apresentar resistências diferentes, ou seja, uma ação desenvolvida aos estados do sul do país, cuja necessidade tange uma participação maior dos pais na vida sexual dos filhos ou um plano de palestras acadêmicas com maior frequência sobre o assunto podem não fazer efeito ao norte, por exemplo, onde o índice de evasão escolar é exponencial todo ano e o analfabetismo crescente ainda persiste em muitas localidades ali. Então, às vezes, é uma questão de ausência qualitativa de políticas públicas (Vírgula) a qual configura resistência ao combate das DSTs. (Delimite as ideias apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Diante disso, quando se equaciona uma interpretação do jovem desconhecer os perigos das doenças sexualmente transmissíveis é adjetivar irresponsabilidade e imaturidade. No entanto, não basta desenvolver conscientização, mas sensibilidade e noção de cidadania, pois o indivíduo carece dos fatores éticos e morais para permitir-se uma prevenção, cuidados e, acima de tudo, responsabilidade social. Todavia, através das palavras do sociólogo francês Émile Durkheim, as instituições sociais precisam integrar senso ético e socialização, por isso as escolas, famílias e poder judiciário, (Sem vírgula) devem caracterizar força qualitativa a todos em comunidade. (Reestruture as discussões)

Por último, sabe-se o quão emergencial é eliminar essas moléstias e preparar o jovem contemporâneo à vida sexual saudável. Para tanto, resoluções até então devem ponderar revisões e atitudes mais efetivas. Uma parceria entre o Ministério da educação e o Ministério da Saúde, (Sem vírgula) poderia viabilizar propostas eficientes (Desenvolva mais). Dessa forma, o ministro Gilberto Occhi junto ao ministro da educação Rossieli Soares, (Sem vírgula) iriam (?) propor uma revisão das ações atuais para que esteja de acordo com cada região brasileira e, assim, normatizar efetividade à população. Contudo, realizando essas mudanças, possivelmente o Brasil mostrará segurança e qualidade de vida.
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas, além de delimitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200