A juventude é uma fase confusa na vida de todo mundo, onde em que muitas pessoas se perdem no meio das drogas ou então adotam um estilo de vida irresponsável , onde no qual, em alguns casos, abusam do sexo desregrado e inconsequente, o que muitas vezes os levam a adquirir as Denças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a Aids ou Hepatites Virais. Mas em pleno século XXI, com um grande avanço nos meios de informação, como as pessoas ainda desenvolvem uma doença que pode ser facilmente prevenida? (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)
Há alguns anos foi descoberta a cura da Aids, o que foi um grande avanço para a Ciência; no entanto, o número de jovens portadores, ao invés de diminuir, aumentou.Uma possível explicação para esse aumento poderia ser a despreocupação de adquirir a doença, pois a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) já tem cura, o que tende a aliviar o medo que ela causava na população quando não tinha. (Abordagem supercial. Apresente e explore mais as discussões)
Embora a contaminação por meio do sexo sem preservativo com uma pessoa infectada seja a maneira mais comum da transmissão do vírus da Aids, ainda existem outras formas, como a transfusão de sangue ou quando é passado de mãe para filho no período da gestação. Essas doenças ainda se fazem presentes por causa do descuido da população, entretanto, esse descuido ainda é somado à falta de engajamento das políticas públicas (Quais? Desenvolva essa discussão no texto) em relação aos jovens, prova disso é o linguajar autoritário usado nas campanhas de combate e prevenção à doença. (Discussão pertinente, no entanto as ideias precisam ser reestruturadas)
Para diminuir o número de pessoas infectadas no futuro temos (Evite primeira pessoa) que fazer algumas mudanças agora. Uma das maneiras mais eficazes seria implantar aulas de Educação Sexual nas escolas, ensinando que o sexo é algo comum e de necessidade humana, no entanto, quando praticado sem responsabilidade pode trazer vários malefícios. Deve ser desenvolvido (Vírgula) por meio do Ministério da Saúde, fiscalização nos centros de saúde, a fim de evitar o uso de seringas contaminadas. Para que assim possamos (Evite primeira pessoa) um dia erradicar essa doença e garantir mais segurança no ato sexual. (Reestruture a proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, mas algumas precisam ser reestruturadas e mais exploradas no texto para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |