As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) vêm se eclodindo demasiadamente. Os jovens iniciam sua vida sexual muito cedo e, sem ponderar, acabam praticando relações sexuais sem o uso do preservativo. Colocando em risco a sua saúde e a de seu parceiro. (Reestruture o parágrafo de introdução. Além disso, desenvolva mas as discussões que serão retomadas ao longo do texto)
Vivemos (Evite primeira pessoa) em um país onde o jovem não se preocupa em se prevenir por acharem que "as coisas só acontecem com as outras pessoas", algo totalmente impensável e irresponsável. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture esse parágrafo de desenvolvimento)
Os postos de saúde distribuem preservativos e métodos contraceptivos, oferecendo gratuitamente o suporte necessário para a prática do sexo seguro. (Não compreende a estrutura do texto)
O Ministério da saúde deve investir em projetos que proporcionem informações em lugares acessíveis através de palestras e cartazes. As escolas devem discutir sobre o assunto em sala de aula visando conscientizar os jovens sobre o perigo dessa prática. Dessa forma, poderemos (Evite primeira pessoa) caminhar todos juntos para uma vida longa e saudável. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são apresentadas de modo limitado. Reestruture e explore mais as ideias para evitar problemas na estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |