A desinformação sobre as DSTs - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 19/08/2018

Status:

Corrigida
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Doenças Sexualmente Transmissíveis, ou DSTs, são aquelas doenças transmitidas, principalmente, pelo contato sexual sem uso de camisinha com uma pessoa infectada. AIDS, sífilis, gonorreia são exemplos de doenças que devem ser tratadas com ênfase na sociedade, tendo em vista que seus números crescem dia após dia, e a desinformação dos jovens, (Sem vírgula) é o fator preponderante para o aumento desses números. Assim sendo, é indubitável medidas provindas do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação para combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros.

Segundo pesquisa divulgada em 2013 pelo PCAP (Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas na população), seis em cada dez jovens entre 15 e 24 anos fez sexo sem preservativo no último ano, sendo que 43,4% não se protegeu durante o sexo casual, ou seja,teve relações sexuais com parceiro não fixo. Diante disso, é visível o nível desinformação da população jovem, pois se envolvem com alguém momentaneamente, e de maneira inconsequente (Reestruture essa discussão). Uma medida viável é esclarecer aos jovens que o uso da camisinha vai muito além da prevenção à gravidez indesejada, o uso da mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) é prevenção de doenças posteriores, doenças até mesmo sem cura, como é o caso da Aids. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)

Todavia, cabe frisar, (Sem vírgula) que somente aconselhar, dizer que o uso da camisinha é importante, não é o bastante, é necessário o contato com pessoas que convivem com tais doenças, (Sem vírgula) para que possam entender que as DSTs são tão devastadoras como qualquer outras enfermidades. Prova dessa distração com esse assunto é o fato que ainda hoje aproximadamente 75% dos jovens não fizeram teste de HIV. Sendo assim, certamente, há um grande número de portadores sem o devido conhecimento da doença, o que reforça ainda mais a importância da informação. (Discussão superficial)

Levando em consideração os fatos expostos, é necessário que o Ministério da Educação, (Sem vírgula) proponha debates com psicólogos que possam discutir a respeito desse impasse para a saúde brasileira, afim a fim de alertar aos jovens que a prevenção é importante, que a Aids não tem cura, e que essas doenças não estão distante da realidade como eles pensam. Nessa mesma perspectiva, é importante que o Ministério da Saúde, (Sem vírgula) intensifique o número de campanhas de prevenção, (Sem vírgula) por meio dos meios de comunicação, afim a fim de tornar o assunto comum aos jovens. Só assim, com essa parceria governamental (Vírgula) funcionará os esforços para o combate das DSTs entre os jovens. 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200