Doenças sexualmente transmissiveis(DSTS): Como evita-las? - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 19/08/2018

Status:

Corrigida
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Doenças sexualmente transmissíveis (DSTS): Como evita-las? (Observe que existe um espaço destinado ao título)



As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são muito encontradas no meio da sociedade atual, geralmente elas transmitem-se são transmitidas através do ato sexual sem uso de preservativo, seringas contaminadas, contato com sangue e secreções expostas ou através do parto na gravidez. Infelizmente, algumas dessas doenças são irreversíveis, ou seja, não há cura para elas, como a AIDS. Até os dias de hoje não se foi encontrado a cura para tal doença, mas, (Sem vírgula) há vários tipos de tratamento que podem retardar o vírus e devolver à pessoa contaminada uma vida normal como a de todas as outras pessoas. Nos últimos anos (Vírgula) no Brasil, doenças desse tipo tiveram um crescimento instantâneo na população, principalmente entre jovens e adolescentes, de acordo com dados informativos, a grande maioria se encontra em lugares mais humildes e de população carente. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

Pode-se dizer que em variados casos entre jovens e adolescentes, o relacionamento afetivo com outras pessoas podem ser um “refúgio” de problemas familiares, maus tratos e abusos (Reestruture essa ideia). Sem o devido conhecimento ou sendo induzidos ao ato sexual sem preservativo, acabam obtendo uma doença que pode levar a morte. A falta de comunicação familiar também pode agravar tal situação, os jovens precisam de um acompanhamento do lar durante essa fase de mudanças que cada um passa, mas (Vírgula) infelizmente (Vírgula) muitos têm pais ausentes e irresponsáveis que acabam não dando a devida orientação de como lidar e se prevenir dessas doenças (Evite esse tipo de construção. Reformule essa ideia). Em muitos casos há um certo descuido da prevenção da doença durante o ato, ocorrendo então a contaminação. O governo(Vírgula) diante esses acontecidos (Problemas na construção de sentido), parece não demonstrar tanta preocupação como deveria, assim esse caso importante diversas vezes acaba ficando de lado. (Reformule as ideias apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Para haver uma orientação maior sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, tende tem de haver mais palestras e estudos sobre sexo e cuidados com a saúde nas escolas, nas cidades para a população se conscientizar e cuidar do corpo com mais cautela. A mídia pode ser usada para alertas (Vírgula) já que é uma grande influenciadora nos lares da sociedade atual, assim diminuindo a chance de doenças severas como a AIDS se espalhem sem nenhum tipo de conhecimento sobre elas (Problemas na construção de sentido). Contudo, a sociedade pode ser mais cuidadosa com a saúde do corpo e privilegiar o bem estar físico. (Proposta de intervenção superficial) 
 

 

Comentários do corretor


Evite a superficialidade no desenvolvimento das ideias. Reestruture e explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200