Doenças sexualmente transmissíveis: Um mal do século XXI - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 16/08/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Considera-se Doenças Sexualmente Transmissíveis (Vírgula) ou DSTs (Vírgula) as doenças causadas pelo ato sexual sem o uso de preservativos com uma pessoa contaminada, essas doenças também são transmitidas pelo mal uso de seringas ou pela transfusão de sangue (Vírgula) ou pode passar da mãe para o bebê. (Desenvolva mais as disccussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)



Muitas dessas doenças não apresentam nenhum sintoma (Quais delas?), como os portadores não sabem que estão infectados, acaba se manifestando silenciosamente e o tratamento requer paciência (Vírgula) já que é muito lento, já em outros casos (Quais?) ela aparece com vários sintomas e se for descoberto (Vírgula) o quanto antes, mais chance tem de cura, outros ela aparece muitos anos depois. (Problemas no desenvolvimento das ideias apresentadas. Reestruture e explore mais as discussões)



As causas são várias, bactérias, fungos, etc. Alguns jovens preferem ter relações sexuais sem fazer uso da camisinha. Pessoas com pouca informação sobre a doença são as que mais se infectam. Se não for tratada, pode causar câncer ou até levar à morte. (Desenvolvimento limitado das discussões apresentadas)

Portanto, observa-se manter atualizado quanto as doenças venéreas é muito importante para se prevenir (Problemas na construção de sentido), atualmente pode-se buscar informações em postos ou no Sistema Único de Saúde o (SUS) onde não cobram nada por isso e usar sempre preservativos. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reformule as discussões apresentadas, explore mais as ideias para sair da superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200