Atualmente (Vírgula) muito se fala em prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejada. Mas por que os casos aumentam a cada ano entre os jovens contrário de uma redução? Grande parte dos jovens não reconhecem os sintomas, tem desinteresse pela informação (Vírgula) o que os torna vulneráveis a contrair uma DST. (Reformule as discussões do parágrafo de intodução. Apresente a tese)
Se olharmos (Evite primeira pessoa) a história da humanidade, desde a evolução da espécie humana, as doenças acometem pessoas de todas idades e classes sociais. Podem ocorrer através de vírus, bactérias ou protozoários. Um dos problemas mais temidos no século XX foi a AIDS, responsável por grande parte das mortes ocorridas em todo o globo. Com o avanço da tecnologia e da medicina foi possível criar drogas eficientes e garantir o aumento da expectativa de vida dos portadores. Por mais que o avanço da medicina tenha possibilitado expectativas de vida a informação ainda é a chave para redução ou erradicação da doença no mundo. (Estenda mais as discussões em outro parágrafo de desenvolvimento)
Cabe a sociedade, aos pais, professores orientar ao jovem quanto aos riscos e as formas de proteção. É primordial que as responsabilidades sejam compartilhadas entre o Poder Público, escolas e TV. O engajamento da mídia com propagandas publicitárias e debates públicos. As escolas precisam estimular a mudança de comportamento dos jovens com seminários especializados e palestras, com orientação psicopedagoga aos alunos e às famílias. A articulação dessa pluralidade é essencial para a otimização das relações interpessoais e contribuir para redução da transmissão de DST. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto limitadas. Explore mais as ideias, evite a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |